Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Harb, Nazira Hanna | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5016523464346911 | - |
Autor(es): dc.contributor | Harb, Nazira Hanna | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5016523464346911 | - |
Autor(es): dc.contributor | Córdova, Patricia Hilario Tacuri | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3246063629517725 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Thiago Pinguello de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8824631510048176 | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Susana Bertozi Tavares de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:24:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:24:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4555 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112748 | - |
Descrição: dc.description | This present work consists of two parts, the first part is related to the study of the history of trigonometry and the trigonometric concep of ratios in the triangle rectangle, the second part is composed of activities carried out with the students of the ninth grade of elementary school municipality of the city of Ipaussu - SP. Through these activities students were encouraged to explore and deduce trigonometric concepts mainly through practical activities such as the construction and use of the home and virtual theodolite to determine inaccessible heights of some points of the city. The research revealed that the applied methodology provoked the students 'involvement making the teaching and learning process more interactive, constructive and participative, fulfilling its main objective of establishing relationships between school mathematics and students' everyday life. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho é composto por duas partes, à primeira parte está relacionada ao estudo da história da trigonometria e aos conceitos das razões trigonométricas no triangulo retângulo, a segunda parte é composta por atividades realizadas com os alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Ipaussu – SP. Através dessas atividades os alunos foram instigados a explorarem e deduzirem conceitos trigonométricos principalmente por meio de atividades práticas como a construção e utilização do teodolito caseiro e virtual para determinarem alturas inacessíveis de alguns pontos da cidade. A pesquisa revelou que a metodologia aplicada provocou o envolvimento dos alunos tornando o processo de ensino e aprendizagem mais interativo, construtivo e participativo, cumprindo com seu objetivo principal de estabelecer relações entre a matemática escolar e o cotidiano do aluno. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teodolitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theodolites | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Medindo alturas inacessíveis: aplicações com o teodolito caseiro e virtual no estudo da trigonometria | - |
Título: dc.title | Measuring inacessive heights: applications with the teodolito caseiro and virtual in trigonometry study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: