O ensino de língua inglesa com gêneros literários

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPassoni, Taísa Pinetti-
Autor(es): dc.contributorCamilotti, Camila Paula-
Autor(es): dc.contributorParise, Lourdes Terezinha Graebin-
Autor(es): dc.contributorPassoni, Taísa Pinetti-
Autor(es): dc.creatorRibas, Felipe de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:24:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:24:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34113-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112743-
Descrição: dc.descriptionIn recent years we have observed several discussions about the methodology of teaching English in public schools throughout Brazil. There are several alternatives to promote the teaching of the English Language, among them are Literature and Literary Genres written by authors who use the English Language. Such resources can be possible alternatives for teaching this discipline, allowing students and teachers to get to know new cultures, traditions, countries, arts, trends, stories and facts. Develop a greater critical sense, expand your knowledge, and explore more content to apply in studies in classrooms and in personal life. In this Course Completion Work, we seek to reflect on the Teaching of English with literary genres. To this end, through a systematized literature review, the general objective of the research is to identify which literary genres and which activities are addressed in studies on teaching English to elementary and high school students. A search was carried out on the Capes Periodicals Portal with the expression "Ensino de Língua Inglesa com Gêneros Literários", without delimiting the period of publication. Considering that the initial search presented only 20 publications on the subject, it was decided not to apply too many filters.After reading the titles, abstracts and keywords, we limited the analysis to 15 publications that addressed the topic of this research. Specialists and researchers from some states of Brazil showed the difficulties and benefits of Literature in teaching English in schools and in Brazilian universities and how were their results.The elaborate researches prove that the literary genres and the literature, would be possible tools to teach the subject of English Language in all of Brazil.-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos temos observado diversas discussões sobre a metodologia do ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas de todo o Brasil. Há várias alternativas de promover o ensino de Língua Inglesa, dentre elas estão a Literatura e os Gêneros Literários escritos por autores que utilizam a Língua Inglesa. Tais recursos podem ser alternativas possíveis para o ensino desta disciplina, fazendo com que os alunos e os professores, possam conhecer novas culturas, tradições, países, artes, tendências, histórias e fatos. Desenvolver um maior senso crítico, ampliar seus conhecimentos, e explorar mais conteúdos para aplicar nos estudos nas salas de aula e na vida pessoal. No presente Trabalho de Conclusão de Curso, busca-se refletir sobre o Ensino de Língua Inglesa com os gêneros literários. Para tanto, por meio de uma revisão de literatura sistematizada o objetivo geral da pesquisa é identificar quais gêneros literários e quais atividades são abordadas em estudos sobre o ensino de inglês para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foi realizada uma busca no Portal de Períodicos da Capes com a expressão “Ensino de Língua Inglesa com Gêneros Literários", sem delimitação de período de publicação. Considerando que a busca inicial apresentou somente 20 publicações sobre o tema, optou-se por não aplicar demais filtros.Após leituras dos títulos, resumos e palavras-chaves, delimitamos a análise a 15 publicações que abordavam o tema foco desta pesquisa. Especialistas e pesquisadores de alguns estados do Brasil mostraram as dificuldades e os benefícios da Literatura no ensino de Língua Inglesa nas escolas e nas universidades brasileiras e como foram os seus resultados. As pesquisas elaboradas comprovam que os gêneros literários e a literatura, seriam ferramentas possíveis para lecionar a disciplina de Língua Inglesa em todo o Brasil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros literários-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary form-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleO ensino de língua inglesa com gêneros literários-
Título: dc.titleTeaching english language with literary genres-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.