Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Geus, Jézili Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Jaqueline de Morais | - |
Autor(es): dc.contributor | Rospide, Alessandra Paula Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Geus, Jézili Dias de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Pedro Henrique Vieira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:24:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:24:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36879 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112734 | - |
Descrição: dc.description | The current main challenge in Biology teaching is the dissemination of scientific literacy, that is, how the theoretical subject addressed within the classroom will relate to the student’s experience. This project will present an alternative to overcome students' lack of interest by bringing education into their daily activities through social networks, which have great potential to be used as tools for education. With the increase in the number of young people who are on social networks, exploring the use of social networks as a non-formal space becomes extremely relevant and also inevitable, through the concept of mobile learning, aligned with the new reality of students, which is of the digital age. The challenge is to direct this space towards the production of knowledge correctly and trying to avoid distractions and also the dissemination of false information. The research product is a collection of short videos with the theme “Evolution of plants” that were produced and disseminated on social networks (TikTok) as a material for content fixation with easy access and understanding for all types of audiences. Subsequently, a questionnaire aimed for teachers and future teachers to evaluate the use of social networks combined with education and the applicability of this material within the classroom. | - |
Descrição: dc.description | O principal desafio da atualidade no ensino de Biologia é a disseminação da alfabetização científica, ou seja, como o assunto teórico abordado dentro da sala de aula vai se relacionar com a vivência do aluno. O presente trabalho apresentará uma alternativa para driblar a falta de interesse dos alunos trazendo a educação para atividades do seu cotidiano por meio das redes sociais, que tem um grande potencial para serem utilizadas como ferramentas para a educação. Com o aumento do número de jovens que estão dentro das redes sociais, a exploração do uso da mesma como um espaço não formal se faz extremamente relevante e também inevitável, por meio do conceito da aprendizagem móvel, alinhado à nova realidade dos alunos que é a da era digital. O desafio é o de direcionar esse espaço para a produção de conhecimento de forma correta e tentando fugir de distrações e também da divulgação de informações falsas. O produto da pesquisa é uma coleção de vídeos curtos com o tema “Evolução das plantas” que foram produzidos e divulgados nas redes sociais (TikTok) como um material para fixação de conteúdo e de fácil acesso e entendimento para todos os tipos de públicos. Posteriormente um questionário destinado a professores e futuros docentes para avaliar o uso das redes sociais aliado com a educação e a aplicabilidade desse material dentro de sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | TikTok (Rede social on-line) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas - Evolução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | TikTok (Electronic resource) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plants - Evolution | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | TikTok: uma alternativa para o ensino de evolução das plantas em espaços não-formais | - |
Título: dc.title | TikTok: an alternative for teaching plant evolution in non-formal spaces | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: