Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Alessandra Dutra | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6750951618583167 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Alessandra Dutra | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6750951618583167 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbeta, Claudia de Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5037740876137934 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Givan Jose Ferreira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8879315784200835 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Cristiane Severino da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:24:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:24:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36051 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112692 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional "Site: Letramento digital docente" | - |
Descrição: dc.description | Working in education where the social context is increasingly technological has become very challenging, because it requires teachers to constantly search for knowledge in order to keep up to date in a world that increasingly demands ethical reflections on the use of technology. It is understood that when teachers receive training in the use of digital technology, for example, they show continuous improvement in their teaching practices, making the educational process more dynamic, efficient and inclusive. With this in mind, this research aims to: develop a proposal for teacher training in the use of digital technologies using the Google Sites tool as support; apply the training to teachers and pedagogues from the state education network in the municipality of Londrina-Paraná; discuss the performance of the teachers in the training with emphasis on the following points: the profile of the participants and their familiarity with the use of digital technological resources; performance in the activities proposed in the training and in the preparation of teaching plans. The main theoretical assumptions were based on the studies of the authors Moran (2015), Imbernón (2011) and Dudeney, Hockly and Pegrum (2016), who discuss the importance of teacher training for the use of technology in education, with an emphasis on teacher digital literacy. The type of research used was field research, as recommended by Tozoni-Reis (2009), based on the establishment of six steps: research design, literature review, data collection, data organization, data analysis and interpretation and final writing of the study. The results showed that teacher training is a fundamental element for improving pedagogical practice and when teachers have knowledge of different digital educational tools, they develop digital literacy. | - |
Descrição: dc.description | Atuar na educação em que o contexto social é cada vez mais tecnológico tem se tornado muito desafiador, isso porque exige dos professores constante busca pelo conhecimento para se manterem atualizados em um mundo que exige cada vez mais reflexões éticas sobre o uso da tecnologia. Entende-se que, quando os professores recebem formação para o uso de tecnologia digital, por exemplo, eles apresentam melhoria contínua de suas práticas docentes, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inclusivo. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivos: elaborar uma proposta de formação docente para uso de tecnologias digitais utilizando como suporte a ferramenta o Google Sites; aplicar a formação a professores e pedagogos da rede estadual de ensino do município de Londrina-Paraná; discutir o desempenho dos professores na formação com destaque nos seguintes pontos: perfil dos participantes e a familiaridade com o uso dos recursos tecnológicos digitais; desempenho nas atividades propostas na formação e na elaboração dos planos de ensino. Os principais pressupostos teóricos foram pautados nos estudos dos autores Moran (2015), Imbernón (2011) e Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) que discutem a importância da formação docente para o uso da tecnologia na educação, com ênfase no letramento digital docente. O tipo de pesquisa utilizado foi a de campo, preconizada por Tozoni-Reis (2009), a partir do estabelecimento de seis passos: delineamento da pesquisa, revisão bibliográfica, coleta de dados, organização dos dados, análise e interpretação dos dados e redação final do estudo. Os resultados mostraram que a formação docente é elemento fundamental para o aperfeiçoamento da prática pedagógica e quando os docentes têm conhecimento de diferentes ferramentas educacionais digitais desenvolvem os letramentos digitais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Letramento digital docente | - |
Título: dc.title | Teacher digital literacy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: