Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Jucélia Kuchla | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Jucélia Kuchla | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
Autor(es): dc.contributor | Widerski, Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Watanabe, Camila Yukari Schon | - |
Autor(es): dc.creator | Andreiov, Paulo Gabriel de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:23:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:23:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31987 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112587 | - |
Descrição: dc.description | The guarantee of accessibility in the school environment is everyone's right, although many schools still deprive students of coming and going within their physical space. Accessibility is a fundamental instrument for the practice of social inclusion, as it seeks access for all people, regardless of their difficulties, in an equal manner. This final paper aims to verify the accessibility conditions in a municipal school in the municipality of Campo Mourão - Paraná, thus allowing to propose design guidelines following the NBR 9050:2020 and Federal Laws in force for the improvement of the educational institution. The school concerned reached 58.10% of items “not met” in relation to accessibility, this data was calculated through a field survey, carried out with the help of a checklist applied in each environment of the school. Through photos and measurements it was possible to identify the problems existing, considering itself thus the elaboration of changes, adaptations and improvements in the accesses, furniture and equipment of the educational institution. | - |
Descrição: dc.description | A garantia da acessibilidade no ambiente escolar é um direito a todos, embora muitas escolas ainda privam os alunos de ir e vir dentro de seu espaço físico. A acessibilidade é um instrumento fundamental para prática da inclusão social, visto que ela busca o acesso de todas as pessoas, independente de suas dificuldades, de maneira igualitária. Este trabalho tem como objetivo verificar as condições de acessibilidade em uma escola municipal no município de Campo Mourão - Paraná, podendo assim propor diretrizes projetuais seguindo a NBR 9050:2020 e Leis Federais vigentes para melhoria da instituição de ensino. A escola em questão atingiu 58,10% de itens “não atendidos” em relação a acessibilidade, tal dado foi calculado por meio de um levantamento em campo, feito com o auxílio de um checklist aplicado em cada ambiente do âmbito escolar. Por meio de fotos e medições foi possível identificar problemas existentes, propondo assim a elaboração de mudanças, adaptações e melhorias nos acessos, mobiliários e equipamentos da instituição de ensino. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Normas técnicas (Engenharia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Standards, Engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public buildings - Barrier-free design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Acessibilidade arquitetônica na escola municipal Nicon Kopko de Campo Mourão | - |
Título: dc.title | Architectural accessibility at Nicon Kopko municipal school of Campo Mourão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: