Quadrinhos como artifício de comunicação na plataforma digital do Instragram

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaz, Liber Eugenio-
Autor(es): dc.contributorPaz, Liber Eugenio-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciano Henrique Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorGraça, Rodrigo André da Costa-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Helen Vieira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:23:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:23:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29581-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112577-
Descrição: dc.descriptionThe current design project consists of the use of comics as a communication device, aiming at its potential for disseminating information through digital means, through the social network Instagram. The Project aims to develop a comic book addressing the practices of the Body Positive movement, understanding the stigmas created by the beauty standard of today’s society around the body and physical activities, and the importance of demystifying them. For this, the necessary requirements were studied to comply with the project proposal and which are the best techniques for the creation of the comic book, a theoretical research was also carried out, followed by a field research, to understand what they are and where they come from. Give rise to stigmas around the body and physical activities. Analyzes were carried out from similar projects that use design and illustration as a communication tool and the language of comic books and their communication potential. To validate the idea of the proposal, a model was published on Instagram in the format of weekly chapters, and the data obtained were analyzed in order to measure the scope of the project according to its objective. The project was carried out using Bruno Munari’s methodology, together with the concepts of color psychology. Finally, the comic was published on the Instagram platform on the Helius.art profile in order to facilitate access to the information covered in it by anyone who is interested.-
Descrição: dc.descriptionO atual projeto de design consiste no uso das histórias em quadrinhos como um artifício de comunicação, visando seu potencial de disseminação de informação por meio digital, através da rede social Instagram. O Projeto tem por objetivo desenvolver uma história em quadrinhos abordando as práticas do movimento Body Positive, entender os estigmas criados pelo padrão de beleza da sociedade atual ao redor do corpo e das atividades físicas, e qual a importância da desmistificação dos mesmos. Para isso foram estudados quais os requisitos necessários para cumprir com a proposta do projeto e quais as melhores técnicas para a criação da história em quadrinhos, também foi realizada uma pesquisa teórica, seguida de uma pesquisa de campo, para compreender quais são e de onde se originam os estigmas ao redor do corpo e das atividades físicas. Análises foram realizadas a partir de projetos similares que utilizam o design e a ilustração como ferramenta de comunicação e a linguagem das histórias em quadrinhos e seu potencial de comunicação. Para validar a ideia da proposta um modelo foi publicado no Instagram no formato de capítulos semanais, e os dados obtidos foram analisados com o propósito de mensurar o alcance do projeto segundo seu objetivo. O projeto foi realizado através da metodologia de Bruno Munari, em conjunto à conceitos de psicologia das cores. Por fim, a história em quadrinhos foi publicada na plataforma do Instagram no perfil Helius.art afim de facilitar o acesso às informações abordadas na mesma por qualquer pessoa que tenha interesse.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Design Gráfico-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectImagens digitais-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram (Rede social on-line)-
Palavras-chave: dc.subjectExercícios físicos-
Palavras-chave: dc.subjectBeleza física (Estética)-
Palavras-chave: dc.subjectComic books, strips, etc-
Palavras-chave: dc.subjectDigital images-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram (Electronic resource)-
Palavras-chave: dc.subjectExercise-
Palavras-chave: dc.subjectBeauty, Personal-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL-
Título: dc.titleQuadrinhos como artifício de comunicação na plataforma digital do Instragram-
Título: dc.titleComics as communications artífice in digital Instagram plataform-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.