
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carati, Emerson Giovani | - |
| Autor(es): dc.contributor | Stein, Carlos Marcelo de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Torrico, César Rafael Claure | - |
| Autor(es): dc.contributor | Carati, Emerson Giovani | - |
| Autor(es): dc.creator | Pacheco, Vinícius Ferraz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:23:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:23:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37923 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112534 | - |
| Descrição: dc.description | In this work an analysis and comparison is made between control techniques for a Brushless Direct Current motor (BLDC) using Proportional-Integral-Derivative (PID) and by fuzzy logic controllers. The importance of the motor is first contextualized. At the beginning of the bibliographic revision is described all the mathematical modelling of BLDC, as well as the drive technique used, the six-step inverter, the commutation logic used was exemplified in table/figure, enabling the assembly of the control loop. Posteriorly, the controllers were equated, both in time domain and in discretized form, with the purpose of being inserted in a microcontroller routine. The simulation structure and the proposed controllers were presented, everything was implemented in PSIM™ software. For different inference methods, there were different results, a faster speed response resulted in greater errors. After analyzing the obtained data, the method selected for comparison between PID was fuzzy with average inference. In the final comparison, it is noted that the average fuzzy controller obtained a faster response than PID, 0,76ms faster to reach 10rpms and 27,63% quicker to reset the error for the first time, but, for the error analysis, the proportional integrative derivative (PID) had a lower mean squared error (MSE) rate than the fuzzy controller. | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho é feita uma análise e comparação entre técnicas de controle para um motor sem escovas de corrente contínua (BLDC) através de controladores Proporcional-Integral-derivativo (PID) e por lógica fuzzy. Uma contextualização é abordada, denotando a importância do motor. No início da revisão bibliográfica é descrita toda a modelagem matemática do BLDC, bem como a técnica de acionamento utilizada, o inversor six-step, a lógica de comutação utilizado foi exemplificada em tabela/figura, possibilitando a montagem da malha de controle. Posteriormente, os controladores foram equacionados, tanto no domínio do tempo quanto na forma discretizada, com finalidade de implementá-los em uma rotina de microcontrolador. A estrutura de simulação e os controladores propostos foram apresentados, tudo é implementado via software PSIM™. Para diferentes métodos de inference, houveram resultados distintos, uma velocidade de resposta mais rápida resultou em erros maiores. Após a análise dos dados obtidos, o método escolhido para ser comparado com o PID foi o fuzzy com inference média. Na comparação final, nota-se que o controlador fuzzy média obteve uma resposta mais rápida à referência perante o PID, 0,76ms mais rápido para atingir 10rpms e 27,63% mais rápido para zerar o erro pela primeira vez, porém, para a análise do erro, o Proporcional Integral Derivativo (PID) obteve uma taxa de erro quadrático médio menor (MSE) que o controlador fuzzy. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Elétrica | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Elétrica | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lógica Fuzzy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Controladores PID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fuzzy logic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PID controllers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motors | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
| Título: dc.title | Investigação de técnicas de controle por lógica fuzzy para acionamento de motores Brushless | - |
| Título: dc.title | Investigation of control techniques with fuzzy logic for driving Brushless motors | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: