Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
Autor(es): dc.contributor | Boeno, Rosangela Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Debortoli, Solange Fernandes Barrozo | - |
Autor(es): dc.contributor | Turmena, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Jean Felipe Bortot da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:23:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:23:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29491 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112521 | - |
Descrição: dc.description | Bullying can be characterized by recurrent practices of violent acts, whether physical or psychological violence, cursing, humiliation, intimidation, individually or collectively, against a person. This practice can turn into psychological trauma, or diseases such as the famous depression. Bullying is a game that can take a person's life, or make them aggressive. The main objective of this work was to analyze the conceptions of elementary school students about this phenomenon. To achieve the objective, a questionnaire was used for students of elementary school final years, to collect information about bullying. Then a lecture was held, in which the bullying theme was explored. After the lecture, the same questionnaire was reapplied in order to analyze whether or not there were changes in students' conceptions about bullying. After analyzing the responses, it was possible to corroborate the hypothesis that the same students who commit bullying, at some point in their lives, were also victims of these acts, pointing to results that bullying can be described as a cycle. | - |
Descrição: dc.description | O Bullying pode ser caracterizado por práticas recorrentes de atos violentos, seja violência física ou psicológica, xingamentos, humilhações, intimidação de forma individual ou coletiva, contra uma pessoa. Esta prática pode se transformar em traumas psicológicos, ou doenças como a famosa depressão. O Bullying é uma brincadeira que pode tirar a vida de uma pessoa, ou torná-la agressiva. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar as concepções dos alunos do ensino fundamental sobre tal fenômeno. Para alcançar o objetivo, foi utilizado um questionário aos alunos do ensino fundamental anos finais, para a coleta de informações sobre o bullying. Em seguida foi realizada uma palestra, na qual, a temática bullying foi explorada. Após a palestra, o mesmo questionário foi reaplicado com o intuito de analisar se houve ou não mudanças nas concepções dos alunos sobre a prática do bullying. Após as análises das respostas foi possível corroborar a hipótese de que os mesmos alunos que cometem o bullying, em algum momento da sua vida também foram vítimas destes atos, apontando resultados de que o bullying pode ser descrito como um ciclo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assédio nas escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Harassment in schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children | - |
Palavras-chave: dc.subject | School environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | As concepções sobre o bullying para alunos do ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Conceptions about bullying for elementary school students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: