O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorMuniz, Maira Ieda Almeida-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.creatorPaulo, Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:23:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:23:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18873-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112463-
Descrição: dc.descriptionNesse trabalho refletiremos sobre o trabalho em sala de aula com leitura e escrita, como um dos grandes desafios do nosso século frente a alunos nativos digitais. O mesmo traz o embasamento teórico para trabalhar o ensino da língua portuguesa à luz das ideias do multiletramento elaborado pelo Grupo de Nova Londres, 2006 [2000/1996] no ambiente escolar, organizado e sistematizado em uma sequência didática como proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), focado na produção de HQs por alunos do Ciclo Interdisciplinar utilizando de forma conjugada a prática pedagógica as NTIC, através dos programas HagáQuê e Toondoo, extrapolando assim, o ambiente da sala de aula. Tais experiências possibilitaram o uso dos múltiplos letramentos focado no ensino da língua.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTextos-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectTexts-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectComic books, strips, etc-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleO multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.