Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | Pedroso, Natalie Alana | - |
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Daniela Mayer | - |
Autor(es): dc.creator | Rudnik, Maria Laura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:22:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:22:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36925 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112228 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to analyze the main trends in scientific dissemination in biology on TikTok. The rationale for this study is based on the need to understand the impact of social media on the dissemination of scientific knowledge and explore the main trends on TikTok. The specific objectives of the research are the identification of predominant themes and approaches, the analysis of the profiles of the main content producers, and the investigation of the challenges and opportunities related to scientific dissemination in the specific context of TikTok. The methodology adopted is exploratory, with a qualitative approach, involving bibliographic review and evaluation research. The data was collected using the criteria of analyzing user engagement, reactions to scientific videos, and collecting feedback. Analysis of the "Course", "Education" and "Curiosities" categories on TikTok revealed a diverse dynamic in scientific dissemination in biology. The "Course" category highlighted the appreciation of personal narratives and the duality between academic exploration and professional trajectories, while "Education" highlighted the effectiveness of creative approaches and the important role of influencers in the dissemination of scientific information. "Curiosities" have emerged as a predominant trend, especially in animal-related content. All categories presented pros and cons, with the significant presence of biologist breeders, the need for caution when displaying unconventional pets, and the effort against fake news. The identified gap offers opportunities for biologists to explore less conventional niches in science communication on TikTok, enriching the scientific content ecosystem on the platform. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais tendências da divulgação científica em biologia no TikTok. A justificativa para este estudo se baseia na necessidade de compreender o impacto das mídias sociais na disseminação do conhecimento científico e explorar as principais tendências do TikTok. Os objetivos específicos da pesquisa são a identificação dos temas e abordagens predominantes, a análise dos perfis dos principais produtores de conteúdo, e a investigação dos desafios e oportunidades relacionados à divulgação científica no contexto específico do TikTok. A metodologia adotada é de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, envolvendo revisão bibliográfica e pesquisa de avaliação. Os dados foram coletados tendo como critério a análise do engajamento dos usuários, reações aos vídeos científicos e coleta de feedbacks. A análise das categorias "Curso", "Educação" e "Curiosidades" no TikTok revelou uma dinâmica diversificada na divulgação científica em biologia. A categoria "Curso" destacou a valorização das narrativas pessoais e a dualidade entre a exploração acadêmica e trajetórias profissionais, enquanto a "Educação" evidenciou a eficácia de abordagens criativas e o papel importante de influenciadores na disseminação de informações científicas. A "Curiosidades" emergiu como tendência predominante, especialmente em conteúdos relacionados a animais. Todas as categorias apresentaram prós e contras, com a presença significativa de criadores biólogos, a necessidade de cautela ao exibir pets não convencionais e o esforço contra fake news. A lacuna identificada oferece oportunidades para biólogos explorarem nichos menos convencionais na divulgação científica no TikTok, enriquecendo o ecossistema de conteúdo científico na plataforma. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Notícias científicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação na ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | TikTok (Rede social on-line) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science news | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication in science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disclosure of information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | TikTok (Electronic resource) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Tendências na divulgação científica em biologia no TikTok: uma análise abrangente de conteúdo e perfis | - |
Título: dc.title | Trends in scientific disclosure in biology on TikTok: a comprehensive analysis of content and profiles | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: