Jogo lúdico como estratégia contextual para o ensino de hidrocarbonetos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
Autor(es): dc.contributorPires, Emerson Luis-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
Autor(es): dc.contributorWinter, Lairton Moacir-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.creatorHobold, Giseli Rosin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:22:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:22:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34644-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112200-
Descrição: dc.descriptionOrganic Chemistry, as it contains very specific and theoretical content, causes many difficulties for students. Nomenclatures are difficult to memorize and associate with everyday life. As a consequence, students become demotivated, as they do not understand the content, which is often approached systematically by teachers who are also unmotivated due to lack of resources, low salaries and disrespect in the classroom. The teaching of Organic Chemistry can become more accessible and dynamic through teaching instrumentation carried out by teachers. The use of playful games can be a strategic resource option for teaching transposition. From this perspective, the present work presents a playful game as a contextual strategy for teaching hydrocarbons, to be used as a teaching resource, to work on exercises in an unconventional way, attracting students' interest.-
Descrição: dc.descriptionA Química Orgânica, por conter conteúdos muito específicos e teóricos, acarreta muitas dificuldades aos alunos. As nomenclaturas são difíceis de memorizar e associar com o cotidiano. Como consequência, desencadeia-se a desmotivação dos alunos, que não compreendem o conteúdo, o qual muitas vezes é abordado de forma sistemática pelos professores que, também estão desmotivados por falta de recursos, salários baixos e o desrespeito em sala de aula. O ensino de Química Orgânica pode se tornar mais acessível e dinâmico através da instrumentação do ensino realizada pelos professores. O uso de jogos lúdicos pode ser uma opção de recurso estratégico para a transposição do ensino. Nesta perspectiva, o presente trabalho traz um jogo lúdico como estratégia contextual para a o ensino de hidrocarbonetos, a ser utilizado como recurso didático, para trabalhar exercícios de maneira não convencional, atraindo o interesse dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleJogo lúdico como estratégia contextual para o ensino de hidrocarbonetos-
Título: dc.titlePlayful game as a contextual strategy for teaching hydrocarbons-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.