Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Emerson Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Winter, Lairton Moacir | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.creator | Hobold, Giseli Rosin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:22:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:22:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34644 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112200 | - |
Descrição: dc.description | Organic Chemistry, as it contains very specific and theoretical content, causes many difficulties for students. Nomenclatures are difficult to memorize and associate with everyday life. As a consequence, students become demotivated, as they do not understand the content, which is often approached systematically by teachers who are also unmotivated due to lack of resources, low salaries and disrespect in the classroom. The teaching of Organic Chemistry can become more accessible and dynamic through teaching instrumentation carried out by teachers. The use of playful games can be a strategic resource option for teaching transposition. From this perspective, the present work presents a playful game as a contextual strategy for teaching hydrocarbons, to be used as a teaching resource, to work on exercises in an unconventional way, attracting students' interest. | - |
Descrição: dc.description | A Química Orgânica, por conter conteúdos muito específicos e teóricos, acarreta muitas dificuldades aos alunos. As nomenclaturas são difíceis de memorizar e associar com o cotidiano. Como consequência, desencadeia-se a desmotivação dos alunos, que não compreendem o conteúdo, o qual muitas vezes é abordado de forma sistemática pelos professores que, também estão desmotivados por falta de recursos, salários baixos e o desrespeito em sala de aula. O ensino de Química Orgânica pode se tornar mais acessível e dinâmico através da instrumentação do ensino realizada pelos professores. O uso de jogos lúdicos pode ser uma opção de recurso estratégico para a transposição do ensino. Nesta perspectiva, o presente trabalho traz um jogo lúdico como estratégia contextual para a o ensino de hidrocarbonetos, a ser utilizado como recurso didático, para trabalhar exercícios de maneira não convencional, atraindo o interesse dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | Jogo lúdico como estratégia contextual para o ensino de hidrocarbonetos | - |
Título: dc.title | Playful game as a contextual strategy for teaching hydrocarbons | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: