Análise das variáveis que possam interferir na medição do teste de resistência ao rolamento em um laboratório de ensaios de pneus automotivos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMariano, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.contributorMariano, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.contributorRigoni, Emerson-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Marcelo-
Autor(es): dc.creatorGanzer, Maicon Luis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:22:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:22:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35523-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112171-
Descrição: dc.descriptionThe work presents an application of Lean Six Sigma tools and concepts to improve test results in a laboratory at a tire factory. The application is due to the increase in failure in the Rolling Resistance test and consequently the increase in the number of retests and the cost. The objective is to reduce the variables that interfere with the measurement and ensure the assertiveness of the results. To achieve this objective, the DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve and Control) methodology was applied, where it was possible to identify that excess material on the tread and crooked wheels were the two main causes of the increase in failure rates. As a result, improvements were proposed to reduce its impacts. As a result, the project achieved a 58% reduction in the number of failures, exceeding the initial expectation of a 50% reduction and thus reducing the number of retests and costs. Furthermore, with the more assertive results of the Rolling Resistance test, it is possible to evaluate other variables that have an impact, such as production variables and product design variables.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho apresenta uma aplicação das ferramentas e conceitos do Lean Six Sigma para melhorar os resultados de teste em um laboratório em uma fábrica de pneus. A aplicação é em razão ao aumento da reprovação no teste de Resistência ao Rolamento e consequentemente o aumento no número de reteste e no custo. O objetivo é reduzir as variáveis que interferem na medição e garantir a assertividade dos resultados. Para se chegar neste objetivo, foi aplicado a metodologia DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), onde foi possível identificar que o excesso de material na banda de rodagem e as rodas tortas foram as duas principais causas do aumento da reprovação. Com isso, foi proposto melhorias para reduzir seus impactos. Como resultado, o projeto obteve uma redução de 58% no número de reprovação, superando a expectativa inicial de redução de 50% e com isso a diminuição na quantidade de reteste e no custo. Além disso, com os resultados mais assertivos do teste de Resistência ao Rolamento, pode-se avaliar outras variáveis que tem impacto, como as variáveis de produção e as do projeto de produto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização Em Lean Six Sigma - Certificação Black Belt-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPneus - Testes-
Palavras-chave: dc.subjectProdução enxuta-
Palavras-chave: dc.subjectSix sigma (padrão de controle de qualidade)-
Palavras-chave: dc.subjectTires - Testing-
Palavras-chave: dc.subjectLean Manufacturing-
Palavras-chave: dc.subjectSix sigma (Quality control standard)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS-
Título: dc.titleAnálise das variáveis que possam interferir na medição do teste de resistência ao rolamento em um laboratório de ensaios de pneus automotivos-
Título: dc.titleAnalyze the variables that may interfere with the rolling resistance test measurement in an automotive tire testing laboratory-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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