
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Nastasha Salame da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Nastasha Salame da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Andrea Lucia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Castagna, Annemarlen Gehrke | - |
| Autor(es): dc.creator | Egger, Matheus Antony Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Michelle da Luz | - |
| Autor(es): dc.creator | Tanioka, Milena Namie | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:22:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:22:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35951 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112166 | - |
| Descrição: dc.description | The tendency for electric power demand in the brazilian scenario is of increase, and as such, the substations’ capacity for supplying energy should be able to fulfill this growth. To augment the substation capacity, expansion or retrofit can be applied, both are themes of this study. The proposal of this work is to evaluate the possibilities of retrofit and/or expansion for a substation, to compare Copel’s and Chesf’s norms, and to present a case study which has as object a collector substation of 230 kV. Through an analysis of its arrangement, the implementation of a new transmission line is assessed, integrating the substation to the transmission system. The submodule 2.6 of the ONS net procedure is referenced and it was clear that the substation arrangement doesn’t fulfill the requisites to join the electric network. The analyzed method proposed a retrofit of the bus conjoined with the implementation of a new transmission line. The economic and environmental impacts were not considered part of the scope. While analyzing Chesf’s and Copel’s norms, it became clear that it is not possible to realize the retrofit without remodeling the arrangement, whereas applying Chesf’s norms, the retrofit could be easily realized without disrespecting safety norms. | - |
| Descrição: dc.description | A tendência da demanda por energia elétrica no cenário brasileiro é de aumento, de modo que a capacidade de fornecimento das subestações deve ser capaz de suprir este crescimento. Para aumentar a capacidade de uma subestação, pode-se usar de ampliação ou recapacitação, temas do presente estudo. A proposta deste trabalho é avaliar possibilidades de recapacitação e/ou ampliação de subestações, comparar normas pertinentes da Copel e da Chesf, e apresentar um estudo de caso cujo objeto é uma subestação coletora de 230 kV. Por meio de análise de seu arranjo, avalia-se a implementação de nova linha de transmissão, integrando a subestação ao sistema de transmissão. O submódulo 2.6 dos Procedimentos de Rede da ONS é referenciado e nota-se que o arranjo da subestação não atende aos requisitos para fazer parte da rede básica. O método analisado propõe recapacitação com retrofit da barra juntamente com ampliação por meio de instalação de nova linha de transmissão. Os impactos econômicos e ambientais não foram considerados no escopo do estudo. Ao analisar as normas da Chesf e da Copel, percebe-se que pela Copel não é possível realizar a ampliação sem remodelagem do arranjo, enquanto que, ao aplicar as normas da Chesf, a ampliação poderia ser facilmente realizada sem infringir normas de segurança. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Elétrica | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geração distribuida de energia elétrica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Subestações elétricas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de energia elétrica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Energia elétrica - Transmissão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distributed generation of electric power | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Electric substations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Electric power systems | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Electric power transmission | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
| Título: dc.title | Estudo sobre recapacitação de subestações e seus principais equipamentos | - |
| Título: dc.title | Retrofitting substations and its main equipments | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: