
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Renan Felipe de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:22:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:22:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26770 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112157 | - |
| Descrição: dc.description | This work had as objective the proposal of formulation and application of an ecological game with biome of the Pantanal sul MatoGrossense as a playful pedagogical proposal for effective learning. Taking into account the concern with environmental issues and imbalance caused by the human being and his view of a subject separated from the natural environment, being anthropocentric when he sees himself in the environment. Several authors were used to help us understand the process. Moreira (1988) helped us to understand how meaningful learning takes place. KISHIMOTO (1996) to understand playfulness and learn while playing. FERNANDES and collaborators (2003) to learn about the different perceptions about the environment and their influence on the relationship between man and nature. In addition to several complementary readings that made the reflections made in this work possible. The target audience selected were 6th year students from a State school in the municipality of Umuarama, as this is the period in which the topic is discussed in the classroom. The impressions about the use of the ecological game is that it can serve as an important facilitating tool in the learning of Ecology and for the realization of a broader Environmental Education in educational institutions. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo a proposta de formulação e aplicação de um jogo ecológico com bioma do pantanal sul mato grossense como proposta pedagógica lúdica para efetivação da aprendizagem. Levando em consideração a preocupação com as questões ambientais e desequilíbrio causado pelo ser humano e sua visão de sujeito separado do meio natural, sendo antropocêntrico ao se enxergar no meio. Diversos autores foram utilizados para nos auxiliar a perceber o processo. Moreira (1988) nos serviu para entender como se dá uma aprendizagem significativa. Kishimoto (1996) para entender o lúdico e o aprender brincando. Fernandes e colaboradores (2003) para conhecer as diversas percepções sobre o meio ambiente e a influência destas nas relações do homem com a natureza. Além de diversas leituras complementares que tornaram possíveis as reflexões realizadas neste trabalho. O público alvo selecionado foram alunos de 6º ano de uma escola Estadual no Município de Umuarama, PR, por se tratar do período em que o tema é tratado na sala de aula. As impressões sobre o uso do jogo ecológico é de que pode servir como importante ferramenta facilitadora na aprendizagem de Ecologia e para efetivação de uma Educação Ambiental mais ampla nas instituições de ensino. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Jogo ecológico como ferramenta no ensino de ecologia: uma proposta de educação ambiental para alunos do 6º ano de uma escola estadual do município de Umuarama-PR | - |
| Título: dc.title | Ecological game as a tool in the teaching of ecology: a proposal for environmental education for 6th year students of a state school in the municipality of Umuarama-PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: