Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Winfield, Claudia Marchese | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marlize Rubin | - |
Autor(es): dc.creator | Dalla Costa, Maria Luisa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:22:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:22:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34141 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112148 | - |
Descrição: dc.description | This study aims to present didactic proposals for English language teaching using content produced and broadcast on Instagram. Specifically, it aims to propose activities for linguistic development in English for a high school class, relate Instagram content to the skills and abilities presented by the Base Nacional Comum Curricular and recommend the use of Instagram content for the development of critical, autonomous and active students. To this end, postmethod pedagogy and active methodologies provided the necessary support for the theoretical discussion and class planning. Thus, in addition to introducing new media into formal teaching, the approaches and perspectives adopted align with the research objectives. It was noted that combining the English language teaching with these media and practices is important to prepare students to be capable of fully exercising citizenship and meeting the complex demands of personal life and the job market in the 21st century. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho objetiva apresentar propostas didáticas para o ensino de Língua Inglesa utilizando o conteúdo veiculado e produzido no Instagram. Em específico, visou-se propor atividades para o desenvolvimento linguístico em Língua Inglesa para uma turma de ensino médio, relacionar os conteúdos do Instagram às competências e habilidades apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular e recomendar a utilização de conteúdo do Instagram para o desenvolvimento de estudantes críticos, autônomos e ativos. Para tanto, a pedagogia pós-método e as metodologias ativas deram o suporte necessário à discussão teórica e ao planejamento das aulas. Assim, além de inserir novas mídias ao ensino formal, foram adotadas abordagens e perspectivas que vão de acordo com os objetivos do trabalho. Observou-se que aliar a Língua Inglesa à essas mídias e práticas é importante para formar jovens capazes de exercer plenamente a cidadania e atender às demandas complexas da vida pessoal e do mercado de trabalho no século XXI. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instagram (Rede social on-line) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instagram (Electronic resource) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | O conteúdo produzido no Instagram para o ensino de inglês: propostas para a sala de aula | - |
Título: dc.title | The content produced on Instagram for english teaching: proposals for the classroom | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: