“A confissão de Lúcio”, de Mário de Sá-Carneiro: análise literária e proposta de aplicação da obra para alunos do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Sidinei Eduardo-
Autor(es): dc.contributorBatista, Sidinei Eduardo-
Autor(es): dc.contributorStankiewicz, Mariese Ribas-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcos Hidemi de-
Autor(es): dc.creatorLima, Maria Rita Batista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:22:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:22:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36309-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112144-
Descrição: dc.descriptionMário de Sá-Carneiro (1890) was one of the central figures of Portuguese Modernism, leaving significant contributions through his work, which not only portrays the society of his time but also reflects his own subjectivity. Despite his relevance, he is still seldom studied in academic papers and rarely mentioned in high school Literature classes in Brazil. As a result, students have only superficial contact with his literary production. In light of this scenario, this paper aims to analyze the novel A Confissão de Lúcio, exploring its aesthetic aspects and the historical context of its emergence, as well as examining the relationship between the work and the author's biography, which establishes a fusion between the two. Based on these analyses, we intend to develop a teaching plan for applying the novel in a 3rd-year high school class, grounded in Bakhtinian premises.-
Descrição: dc.descriptionO escritor Mário de Sá-Carneiro (1890) foi uma das figuras centrais do Modernismo português, deixando contribuições significativas por meio de sua obra, que não apenas retrata a sociedade da época, mas também reflete sua própria subjetividade. Apesar de sua relevância, ele ainda é pouco estudado em trabalhos acadêmicos e raramente mencionado nas aulas de Literatura no Ensino Médio brasileiro. Como consequência, os estudantes têm um contato superficial com sua produção literária.Diante desse cenário, este trabalho se propõe a analisar o romance A Confissão de Lúcio, explorando seus aspectos estéticos e o contexto histórico de sua emergência, além de examinar a relação entre a obra e a biografia do autor, que estabelece uma fusão entre ambas. Com base nessas análises, pretendemos elaborar um plano de ensino para a aplicação do romance em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, fundamentado nas premissas bakhtinianas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectModernismo (Literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de segundo grau-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectSá-Carneiro, Mário de, 1890-1916-
Palavras-chave: dc.subjectModernism (Literature)-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese literature-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.title“A confissão de Lúcio”, de Mário de Sá-Carneiro: análise literária e proposta de aplicação da obra para alunos do ensino médio-
Título: dc.title“Lucio’s confession” by Mário de Sá-Carneiro: literary analysis and proposal for applying the work to high school students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.