
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Talau, Leonardo Antonio | - |
| Autor(es): dc.creator | Custódio, Farley Raniel Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Fabíola Ribeiro da | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Caroline Felema dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:22:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:22:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30570 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112135 | - |
| Descrição: dc.description | It is understood that literary reading, in addition to being a source of entertainment and leisure, provides the reader with a series of other benefits, such as a greater exercise of their mental faculties, which includes the interpretative, creative and cognitive fields, a greater depth of his literary critical sense, grammatical and vocabulary improvement, in addition to formalizing a series of debates about certain themes. Amid the pandemic bias created by the spread of Covid-19, it was up to the extension project "Literary Resilience" to encourage reading in the academic community and outside the UTFPR-DV through daily recommendations of books, educational games and lectures, promoting a closer relationship between the project participants and the works indicated, using literary reading as a measure to face problems hitherto never seen on the scale that took place in the midst of the social isolation of the pandemic. The project was conceived by the Library Department of UTFPR-DV, with daily submissions of indications, in addition to other interactions with the participating community. | - |
| Descrição: dc.description | Entende-se que a leitura literária, além de fonte de entretenimento e lazer, viabiliza ao leitor uma série de outros benefícios, tais quais um exercício maior de suas faculdades mentais ao que compreendese os campos interpretativo, criativo e cognitivo, um maior aprofundamento de seu senso crítico literário, de aprimoramento gramatical e vocabular, além de formalizar uma série de debates acerca de determinados temas. Em meio ao viés pandêmico instaurado pelo alastramento da Covid-19, coube ao projeto de extensão “Resiliência Literária” realizar o incentivo à leitura na comunidade acadêmica e externa à UTFPR-DV por meio de recomendações diárias de livros, jogos educativos e palestras, promovendo uma maior aproximação entre os participantes do projeto e as obras indicadas, utilizando a leitura literária como como medida de enfrentamento aos problemas até então nunca vistos na escala que decorreram em meio ao isolamento social da pandemia. O projeto foi idealizado pelo Departamento de Biblioteca da UTFPR-DV, com envios diários de indicações, além de demais interações com a comunidade participante. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Relação: dc.relation | https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29470 | - |
| Relação: dc.relation | XII Seminário de Extensão e Inovação & XXVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR | - |
| Relação: dc.relation | https://www.even3.com.br/anais/seisicite2022/546171-leitura-literaria-como-medida-de-enfrentamento-as-consequencias-da-pandemia-da-covid-19/ | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic libraries | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University extension | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading promotion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | - |
| Título: dc.title | Leitura literária como medida de enfrentamento às consequências da pandemia da COVID-19 | - |
| Título: dc.title | Literary reading as a measure to face the consequences of the COVID-19 pandemic | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: