
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Elisandra de Jesus Sangalli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:22:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:22:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36944 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1112032 | - |
| Descrição: dc.description | Simulation is a practice widely used in healthcare professional training programs, including nursing, to prepare students for real-life situations and ensure excellence in care. The practice of simulation promotes critical and reflective learning, playing a positive role in the education of nursing students, especially with regard to the improvement of skills. Private or public schools and educational institutions have sought to replace traditional teaching methods with other teaching methodologies, in order to bring real situations closer to the student, so these activities are fundamental to obtain significant learning results. The objective of this research was to evaluate the importance of simulated practices in the teaching and learning process of students of the technical professional nursing course. To achieve this goal, a bibliographic survey of studies that use this tool as a teaching strategy was carried out, to assist in the development of human and technical skills and to promote meaningful learning. The methodology used was the bibliographic survey, related to the theme of this research, highlighting results such as professional technical education in nursing, active methodologies, simulation, types of simulation and simulation in nursing education. It was concluded that simulation in nursing is an effective pedagogical approach that uses practical activities to replicate real-life clinical situations. It is applied in the teaching-learning process in nursing due to its benefits in providing practical experiences, developing clinical skills, promoting critical thinking, and improving students' confidence in safe patient care. | - |
| Descrição: dc.description | A simulação é uma prática amplamente utilizada em programas de formação de profissionais de saúde, incluindo a enfermagem, para preparar os alunos para situações da vida real e garantir a excelência no atendimento. A prática da simulação impulsiona uma aprendizagem crítica e reflexiva, desempenhando um papel positivo na formação de estudantes de enfermagem, principalmente no que se refere ao aprimoramento de competências. As escolas e instituições de ensino privadas ou públicas têm buscado substituir os métodos de ensino tradicionais por outras metodologias de ensino, de forma a trazer situações reais mais próximas do estudante, assim sendo, essas atividades são fundamentais para se obter resultados significativos de aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a importância das práticas simuladas no processo de ensino e aprendizagem em estudantes do curso técnico profissionalizante de enfermagem. Para alcançar este objetivo foi realizado um levantamento bibliográfico de estudos que utilizam essa ferramenta como estratégia de ensino, para auxiliar no desenvolvimento de habilidades humanas e técnicas e a promover uma aprendizagem significativa. A metodologia empregada foi o levantamento bibliográfico, relacionado ao tema desta pesquisa, destacando resultados, como o ensino técnico profissionalizante em enfermagem; metodologias ativas; simulação; tipos de simulação e simulação no ensino de enfermagem. Concluiu-se que a simulação na enfermagem é uma abordagem pedagógica eficaz que utiliza atividades práticas para replicar situações clínicas da vida real. É aplicada no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem devido aos seus benefícios em proporcionar experiências práticas, desenvolver habilidades clínicas, promover o raciocínio crítico e melhorar a confiança dos estudantes para o atendimento seguro do paciente. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nursing - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Occupational training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Práticas simuladas como avaliação do processo de ensino e aprendizagem em estudantes do ensino técnico profissionalizante em enfermagem | - |
| Título: dc.title | Simulated practices as an assessment of the teaching and learning process in students of technical and vocational education in nursing | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: