
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.creator | Fritz, Ana Niza Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:21:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:21:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20904 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111921 | - |
| Descrição: dc.description | There are several methods used by teachers in the classroom , all of which are aimed at making the teaching-learning process proceed as smoothly as possible.Games were always present in the lives of children, since their early development to their course through life, playful practice helps them gain experience and consequently learning. With the relevant use playfulness in child development, this practice is increasingly being placed in schools to assist in the teaching and learning of students. As such this research aimed at investigating the practice of teaching and learning with playfulness held together by teachers working in elementary public schools. From the used methodology it was possible to identify how elementary school teachers see the practice of recreational activities in the teaching - learning process, in addition to observing how students develop in the classroom and how they use it in practice. Due to the use of the ludic in the process of teaching and learning, teachers report that this practice helps children interpret and store it in their minds thus making the learning process something they take with them for their entire lives, and that implementing recreational activities makes them develop and learn easily. Thus educators recognize the importance of play activities in the teaching-learning process, and that these activities in schools, in the classroom or on the playground, are something positive for the development of the knowledge acquired by the child. Thus when students develop this type of activity their involvement is a lot more enthusiastic. | - |
| Descrição: dc.description | Existem várias metodologias utilizadas por professores em salas de aula, sendo que todas elas apresentam como objetivo em fazer com que o processo de ensino-aprendizagem transcorra da melhor maneira. Os jogos e brincadeiras sempre estiveram presentes na vida das crianças, pois desde quando vão se desenvolvendo ao decorrer da vida, a prática lúdica as auxiliam a adquirirem experiências e consequentemente aprendizado. Com a relevante atuação do lúdico no desenvolvimento das crianças, a sua prática vem cada dia mais sendo inserida nas escolas para auxiliar no ensino - aprendizado de alunos. Em função disso essa pesquisa buscou investigar sobre a prática de ensino-aprendizagem realizada com o lúdico juntamente com os professores que atuam nas escolas municipais do ensino fundamental. A partir da metodologia utilizada foi possível identificar como os professores do ensino fundamental vêem a pratica de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, além de observar como os alunos se desenvolvem em sala de aula e como praticam. Em decorrência ao uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, os professores relataram que a sua prática auxilia as crianças a interpretarem e memorizar em seu imaginário fazendo assim com que o aprendizado seja algo que leve consigo para sua vida inteira, e que praticando brincadeiras com os alunos eles se desenvolvem e aprendem com mais facilidade. Sendo assim os educadores reconhecem a importância das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, sendo estas atividades desenvolvidas nas escolas, na própria sala de aula ou no pátio, como sendo algo positivo para o desenvolvimento do conhecimento adquirido pela criança. Desta forma os educando ao desenvolverem esse tipo de atividade participam entusiasmados. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | As atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem: um olhar docente | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: