Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Karling, Leticia Cuccolo | - |
Autor(es): dc.contributor | Trindade, Weverton | - |
Autor(es): dc.contributor | Karling, Leticia Cuccolo | - |
Autor(es): dc.contributor | Kuhn, Talícia do Carmo Galan | - |
Autor(es): dc.contributor | Januário, Fabiane Schwade | - |
Autor(es): dc.creator | Brandão, Flávia Sasso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:21:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:21:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36918 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111916 | - |
Descrição: dc.description | In this study, a bibliographical survey of teaching materials from the last five years used in the teaching of Science and Biology was carried out, with an emphasis on the interdisciplinarity of Astrobiology and extremophile organisms, with the aim of analyzing and discussing the presence of assistive technologies and accessibility resources in interdisciplinary teaching materials. It became clear that it is possible to adapt all teaching materials to make their content accessible to people with disabilities, but this requires greater awareness on the part of teachers and effective pedagogical management to explore the potential of these materials in an inclusive environment. In addition, three video classes were created covering topics related to extremophile organisms, namely: 1. "Zoology: The Conquest of Organisms", 2. "Deep Sea" and 3. "Scorching Volcanoes and the Origin of Life". The objective was to share this content on social media in order to reach a diverse audience, including people with and without disabilities. This dissemination contributes to promoting the enrichment of intellectual and scientific knowledge through scientific dissemination, highlighting the importance of making educational resources accessible and fostering meaningful learning in a sociocultural context. Furthermore, video classes encourage curiosity and reflection, integrating accessible resources as a fundamental part of the educational process. | - |
Descrição: dc.description | Neste estudo, realizou-se um levantamento bibliográfico de materiais didáticos dos últimos cinco anos usados no ensino de Ciências e Biologia, com ênfase na interdisciplinaridade da Astrobiologia e organismos extremófilos, com o intuito de analisar e discutir a presença de tecnologias assistivas e recursos de acessibilidade em materiais didáticos interdisciplinares. Ficou evidente que é possível adaptar todos os materiais didáticos para tornar seu conteúdo acessível a pessoas com deficiência, mas isso requer uma maior conscientização por parte dos professores e uma gestão pedagógica eficaz para explorar o potencial desses materiais em um ambiente inclusivo. Além disso, foram criadas três videoaulas abordando temas relacionados aos organismos extremófilos, nomeadamente: 1. "Zoologia: A Conquista dos Organismos", 2. "Mar Profundo" e 3. "Vulcões Escaldantes e a Origem da Vida". O objetivo foi compartilhar esses conteúdos nas redes sociais, a fim de alcançar um público diversificado, incluindo pessoas com e sem deficiência. Essa divulgação contribui para promover o enriquecimento do conhecimento intelectual e científico por meio da divulgação científica, destacando a importância de tornar os recursos educacionais acessíveis e fomentar uma aprendizagem significativa em um contexto sociocultural. Além disso, as videoaulas incentivam a curiosidade e a reflexão, integrando os recursos acessíveis como parte fundamental do processo educativo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exobiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exobiology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students with disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Organismos extremófilos no contexto inclusivo | - |
Título: dc.title | Extremophile organisms in inclusive education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: