Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schmitke, Luiz Rafael | - |
Autor(es): dc.contributor | Schmitke, Luiz Rafael | - |
Autor(es): dc.contributor | Foronda, Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Richard Duarte | - |
Autor(es): dc.creator | Pedrozo, Karen Alessandra Golinski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:21:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:21:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37448 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111897 | - |
Descrição: dc.description | This study proposes the development of a browser extension aimed at assisting individuals with Specific Learning Disorders (SLDs), such as dyslexia, in reading digital texts on web browsers. The motivation for this work stems from the scarcity of technological solutions dedicated to this target audience, many of which are complex or have significant limitations. The main objective was to create an extension that simplifies the reading experience, thus improving the accessibility of digital texts and enhancing the well-being and performance of users with dyslexia. The methodological approach included research and analysis of existing software, followed by the implementation of the extension with accessibility features. Tests conducted with three users diagnosed with dyslexia revealed positive results. The software was well received and helped users track lines of text. Participants found the tool easy to use and expressed interest in using it in the future and recommending it to others. The extension proved to be functional, responsive, and compatible with Chromium-based browsers, with the customization options being well-received. These results underscore the importance of a simple and intuitive approach in creating reading support tools for individuals with dyslexia, promoting inclusion and improving their quality of life. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo propõe o desenvolvimento de uma extensão de navegador voltada para a assistência de indivíduos com Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEAp), como dislexia, para a leitura de textos digitais em navegadores da web. A motivação deste trabalho reside na escassez de soluções tecnológicas dedicadas a esse público alvo, muitas das quais são complexas ou apresentam limitações significativas. O objetivo principal do trabalho foi criar uma extensão que simplifique a experiência de leitura contribuindo para a melhoria da acessibilidade de textos digitais, promovendo assim o bem-estar e o desempenho dos usuários com dislexia. A abordagem metodológica abrangeu a pesquisa e análise de softwares existentes, seguida pela implementação da extensão com recursos de acessibilidade. Os testes realizados com três usuários diagnosticados com dislexia revelaram resultados positivos. O software foi bem recebido e ajudou no acompanhamento das linhas de texto. Os participantes acharam a ferramenta fácil de usar e expressaram interesse em utilizá-la no futuro e recomendá-la a outras pessoas. A extensão demonstrou ser funcional, responsiva e compatível com navegadores baseados em Chromium, com personalização bem recebida. Esses resultados destacam a importância de uma abordagem simples e intuitiva na criação de ferramentas de apoio à leitura para pessoas com dislexia, promovendo a inclusão e melhoria da qualidade de vida desses indivíduos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dislexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sites da Web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dyslexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web sites | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barrier-free design | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Extensão de navegador para auxílio à leitura de pessoas com dislexia | - |
Título: dc.title | Reading aid browser extension for people with dyslexia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: