Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teles, João Marcos Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Michels, Roger Nabeyama | - |
Autor(es): dc.contributor | Imamura, Marcos Massaki | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Cláudia Santos Fiuza | - |
Autor(es): dc.creator | Bachega, João Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:21:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:21:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30859 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111860 | - |
Descrição: dc.description | The study of Physics is often considered complex and tedious by high school students due to the high theoretical load and the distance from practice. On the other hand, carrying out experiments is often unfeasible due to the lack of structure in schools' laboratories, mainly due to the high cost involved in acquiring the equipment required in traditional practices. On the other hand, the use of the Arduino platform has been gaining strength for the creation of low-cost equipment capable of replacing commercial models, especially in the educational area. Bearing in mind the need to assist in carrying out practical experiments in didactic laboratories and the possibilities generated by the Arduino platform, this work aimed to develop a low cost equipment for carrying out didactic experiments involving harmonic standing waves using as a basis the robotics kit made available to several schools in the state of Paraná through the state government. With the addition of just one component to the kit, it was possible to build equipment capable of demonstrating the various physical parameters related to waves as well as the effects of their alterations and harmonic vibration on the string. The bench was used in a practical way by a teacher who reported positive results in relation to the factors of attention and interest of students. | - |
Descrição: dc.description | O estudo da Física é muitas vezes considerado complexo e tedioso por alunos do ensino médio devido à alta carga teórica e o distanciamento da prática. Por outro lado, a realização de experimentos é, em alguns casos, inviável devido à falta de estrutura dos laboratórios das escolas, sobretudo por conta do alto custo envolvido na aquisição dos equipamentos requeridos em práticas tradicionais. Em contrapartida, vem ganhando força o uso da plataforma Arduino para a criação de equipamentos de baixo custo, capazes de substituir os modelos comercias, especialmente na área educacional. Tendo em mente a necessidade de auxiliar na realização de experimentos práticos em laboratórios didáticos e as possibilidades geradas pela plataforma Arduino, este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um equipamento de baixo custo para a realização de experimentos didáticos envolvendo as ondas estacionárias harmônicas utilizando como base o kit de robótica disponibilizado para várias escolas do estado do Paraná por meio do governo estadual. Com a adição de apenas um componente ao kit, foi possível construir um equipamento capaz de demonstrar os diversos parâmetros físicos relacionados às ondas bem como os efeitos de suas alterações e da vibração harmônica sobre a corda. A bancada foi utilizada de forma prática por um docente que relatou resultados positivos em relação aos fatores de atenção e interesse dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratórios - Equipamento e acessórios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arduino (Controlador programável) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratories - Equipment and supplies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arduino (Programmable controller) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Desenvolvimentode uma bancada didática utilizando a plataforma Arduino para práticas de laboratório com ondas estacionárias harmônicas | - |
Título: dc.title | Development of a teaching bench using the Arduino platform for laboratory practices with harmonic standing waves | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: