Proposta didática para o fenômeno físico-químico da adsorção usando experimentação como estratégia de ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPires, Emerson Luis-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorPires, Emerson Luis-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorBocardi, Juliane Maria Bergamin-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Shiderlene Vieira de-
Autor(es): dc.creatorNodari, Diego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:21:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:21:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32527-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111845-
Descrição: dc.descriptionConsidering that contemporary polluting processes cause several environmental problems, there is a need to use physical-chemical processes that minimize the impacts caused by human activities. One of these processes is adsorption, which can be applied in the treatment of water and also gases, reducing the rates of contaminants released into the environment. Considering the relevance of the phenomenon of adsorption, this didactic proposal aimed to articulate theoretical concepts and the daily life of students through problematization and experimentation involving the physical- chemical phenomenon of adsorption as a thematic approach. An activities manual was prepared following Teaching by Investigation as a methodological contribution. The material was tested with a group of freshmen in a Chemistry Licentiate course in the context of a general experimental chemistry discipline in order to verify its qualities in the mediation of proposed physical-chemical concepts. To this end, the activities carried out by the participants were analyzed and discussed regarding their content and alignment with the objectives of the manual. As a result, an analytical description of the prepared didactic material, the impressions of the participants and their responses to the mediated knowledge was presented. As final considerations, we bring the reflection that an experimental and investigative teaching approach is presented as a relevant strategy in Chemistry Teaching and that students apprehended several concepts mobilized in the activities and were able to establish relationships between the phenomenon of adsorption and their daily lives.-
Descrição: dc.descriptionConsiderando que os processos poluidores da contemporaneidade causam diversos problemas ambientais, existe a necessidade de serem utilizados processos físico-químicos que minimizem os impactos causados pelas atividades humanas. Um desses processos é a adsorção, a qual pode ser aplicada no tratamento de água e também de gases reduzindo as taxas de contaminantes lançados no meio ambiente. Considerando a relevância do fenômeno de adsorção, esta proposta didática visou articular conceitos teóricos e o cotidiano dos estudantes por meio da problematização e experimentação envolvendo o fenômeno físico-químico da adsorção como abordagem temática. Foi elaborado um manual de atividades seguindo como aporte metodológico o Ensino por Investigação. O material foi testado junto à um grupo de ingressantes em um curso de Licenciatura em Química no contexto de uma disciplina de química geral experimental com o intuito de verificar a qualidade do material na mediação de conceitos físico-químicos propostos. Para esse fim, as atividades realizadas pelos participantes foram analisadas e discutidas quanto ao seu conteúdo e alinhamento com os objetivos do manual. Como resultados, foi apresentada a descrição analítica do material didático preparado, as impressões dos participantes e a respostas dos mesmos quando aos conhecimentos mediados. Como considerações finais, trazemos a reflexão de que uma abordagem de ensino experimental e investigativa se apresenta como estratégia relevante no Ensino de Química e que os estudantes apreenderam diversos conceitos mobilizado nas atividades e conseguiram estabelecer relações entre o fenômeno de adsorção e o seu cotidiano.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAdsorção-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectAdsorption-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA-
Título: dc.titleProposta didática para o fenômeno físico-químico da adsorção usando experimentação como estratégia de ensino-
Título: dc.titleDidactic proposal for the physicochemical phenomenon of adsorption using experimentation as a teaching strategy-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.