Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scheffel, Roberto Milton | - |
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Edson Tavares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Salvadori, Ivan Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Scheffel, Roberto Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Lucas Gabriel Schumann | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:21:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:21:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36813 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111764 | - |
Descrição: dc.description | The Federal Tecnological University of Paraná is developing - through an extension project, educacional gams to teach arithmetic and basic operations. The games have a playful and interactive approach, using elementes od eletronic games to maintain students` interest and motivation. In this scenario, somo common problems arise related to game communication interfaces: usage overlord and synchronous communications. Seeking to slove the problem of high rate of requestes in a system and guarantee its scalability, this proposal will involve a comparative study oriented to tests, to find an architecture, data modeling and appropriate application server configuration, valuing mainly the availability and agility. In this work, performance tests were carried out, based on response time, on each selected tool, wich resulted in greater efficiency with the non-relational MongoDB base and whih the EJB component for API. The work also includes a collection of duly documented information on data structures databases and other tested tools. The development of the work brings a series of defined guidelines and recomendations, with theorical and practical content, that can be used in the system. | - |
Descrição: dc.description | A Universidade Tecnológica Federal do Paraná está desenvolvendo- através de um projeto de extensão, jogos educacionais para ensinar aritmética e operações básicas. Os Jogos terão uma abordagem lúdica e interativa, usando elementos de jogos eletrônicos para manter o interesse e a motivação dos alunos. Dentro desse cenário, surgem alguns problemas comuns relacionados às interfaces de comunicação dos jogos: a sobrecarga de uso e comunicações síncronas. Buscando resolver o problema de uma alta taxa de requisições em um sistema e garantir sua escalabilidade, nesta proposta, foi realizado um estudo comparativo orientado a testes, para encontrar uma arquitetura, modelagem de dados e configuração de servidor de aplicação adequados prezando principalmente pela disponibilidade e agilidade. Neste trabalho, foram ainda realizados testes sobre o desempenho, com base no tempo de reposta, sobre cada ferramenta selecionada, que resultam em uma eficiência maior com base não relacional Mongo DB e componente Entrerprise JavaBean(s) (EJB) para a Application Programing Interface (API). O trabalho também conta com o acervo de informações devidamente documentadas sobre as estruturas de dados, bancos de dados e demais ferramentas testadas. O desenvolvimento do trabalho traz uma série e diretrizes e recomendações definidas com teor teórico e prático que podem ser utilizadas no sistema. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Sistemas para Internet | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interfaces (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games in mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer interfaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Estudo comparativo de frameworks e arquiteturas para desenvolvimento escalável de servidor de jogos educacionais | - |
Título: dc.title | Comparative study of frameworks and architectures for scalable developement of educacional game server | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: