Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Henrique Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Henrique Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, André Luiz Regis | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Lucas Ricken | - |
Autor(es): dc.creator | Caetano, Karina da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:21:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:21:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34000 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111749 | - |
Descrição: dc.description | Enterprises have been seeking to improve the management of their projects so that they can deliver increasingly more value and quality to customers, in the shortest possible time and improve the technical competence of employees. A junior enterprise has this same reality. Agile methodologies can be a good option for project management, helping with team communication, optimizing time, and preventing failures. Among agile methodologies, Scrum is the most applied, due to its easy adaptation to different types of companies. The objective of this work is the application of the agile Scrum methodology in the junior electronic engineering enterprise Quark’s Up, based at the Federal Technological University of Paraná, Campo Mourão campus. The methodology was applied to the management of internal and external projects at the Junior enterprise, showing an improvement in team communication and efficiency during project development. Furthermore, the use of Scrum did not leave team members overloaded and even reduced the number of delays in the delivery of activities. Using the agile Scrum methodology can contribute to better organization, communication, and execution of projects in a junior enterprise. | - |
Descrição: dc.description | As empresas vêm buscando aprimorar o gerenciamento dos seus projetos para que possam entregar cada vez mais valor e qualidade aos clientes, no menor tempo possível, e aperfeiçoando a competência técnica dos funcionários. Uma empresa júnior possui essa mesma realidade. As metodologias ágeis podem ser uma boa opção para o gerenciamento dos projetos, auxiliando na comunicação do time, otimizando o tempo e prevenindo falhas. Dentre as metodologias ágeis, o Scrum é o mais aplicado por sua fácil adaptação a diferentes tipos de empresas. O objetivo deste trabalho é a aplicação da metodologia ágil Scrum na empresa júnior de engenharia eletrônica Quark’s Up, sediada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão. A metodologia foi aplicada para o gerenciamento dos projetos internos e externos da empresa júnior, sendo evidenciado uma melhora na comunicação e eficiência da equipe durante o desenvolvimento dos projetos, além disso, o emprego do Scrum não deixou os membros da equipe sobrecarregados e ainda reduziu o número de atrasos na entrega das atividades. O emprego da metodologia ágil Scrum pode contribuir para uma melhor organização, comunicação e execução dos projetos em uma empresa júnior. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Eletrônica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Eletrônica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scrum (Desenvolvimento de software) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empresas novas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scrum (Computer software development) | - |
Palavras-chave: dc.subject | New business enterprises | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project management | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Aplicação da metodologia ágil Scrum em uma empresa júnior de engenharia eletrônica | - |
Título: dc.title | Agile Scrum framework application in an electronic engineering junior enterprise | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: