
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Ana Cristina Macedo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Ana Cristina Macedo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Ana Cristina Macedo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Ana Cristina Macedo | - |
| Autor(es): dc.creator | Bessa, Maria Aparecida Bernardes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:20:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:20:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21258 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111656 | - |
| Descrição: dc.description | The purpose of this study is present the dynamic of the hiring process of young apprentices from Fundação Hélio Augusto de Souza – FUNDHAS and their initiation into the job market, and also observe how the public managers could collaborate with improvement actions to promote the social inclusion of all the apprentices that are assisted by the institution.This study comes through the bibliographic researches discuss a few concepts related to the job market, apprenticeship and social inclusion. This study is oriented by applied research for the use of the information to solve concrete problems. Enhancing features of qualitative, descriptive and exploratory order, the pursuit of knowledge about the subject in this study and the detailing of the activities related to the Jovem Aprendiz Program.The instruments to collect and analyze the data entry were participatory and documentary research, the author first experience and professional performance was in the place that was made the research and the second is the easy access to the available information from Employability Division. The institution has a favorable structure to the development of the young apprentices and to contribute to the process as a whole by offering activities related to the preparation of these young people to the demands made by the job market. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a dinâmica do processo de seleção e encaminhamentos dos jovens aprendizes da Fundação Hélio Augusto de Souza – FUNDHAS à iniciação profissional no mercado de trabalho bem como sondar de que modo o gestor público pode colaborar com ações de melhorias que promovam a inclusão social dos atendidos pela instituição. Através do levantamento bibliográfico são abordados conceitos relacionados ao mercado de trabalho, aprendizagem profissional e inclusão social. O delineamento da pesquisa segue uma abordagem voltada a pesquisa aplicada pela utilização das informações na resolução de problemas concretos. Realçando características de ordem qualitativa, descritiva e exploratória, pela busca de conhecimento sobre o tema em estudo e pelo detalhamento das atividades relacionadas ao Programa Jovem Aprendiz. Como instrumentos para coleta e análise de dados foram utilizados a pesquisa participante e pesquisa documental, sendo a primeira pela utilização da técnica de observação e a segunda pela facilidade de acesso as informações que foram disponibilizadas pelo setor de encaminhamentos. A instituição possui uma estrutura favorável ao desenvolvimento dos jovens aprendizes, por contribuir para o processo como um todo e ofertar atividades voltadas à preparação desses frente às demandas apresentadas pelo mercado de trabalho. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Integração social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Labor market | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professional education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social integration | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
| Título: dc.title | O programa jovem aprendiz da fundação Hélio Augosto de Souza: FUNDHAS em São José do Campos-SP | - |
| Título: dc.title | The Jovem Aprendiz Program of Fundação Hélio Augusto de Souza: FUNDHAS São José dos Campos – SP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: