Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonca | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Felipe, Tiago José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:20:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:20:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28788 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111637 | - |
Descrição: dc.description | During the Physics and Mathematics classes it is notorious that many students start with a negative conception of what is to come. One of the ways to change this view is for the teacher to demonstrate that the discipline is present in their daily life. This work made it possible to demonstrate the insertion of the construction of a prototype of a house and of a bridge made with sticks playing the role of a technical object with the intention of improving the students' view of the concept of balance, studied in the discipline of Physics, and the concept of area and volume, studied in the discipline of Mathematics. It concludes that interdisciplinary projects contribute to significant learning in science teaching. | - |
Descrição: dc.description | Durante as aulas de Física e de Matemática é notório que muitos alunos iniciam com uma concepção negativa do que estará por vir. Uma das maneiras de mudar essa visão é o docente demonstrar que a disciplina está presente em seu cotidiano. Este trabalho possibilitou demonstrara inserção da construção de um protótipo de uma casa e de uma ponte feita com palitos fazendo o papel de um objeto técnico tendo como o intuito de melhorar a visão dos alunos sobre o conceito de equilíbrio, estudado na disciplina de Física, e do conceito de área e volume, estudado na disciplina de Matemática. Conclui desta maneira que projetos interdisciplinares contribuem para uma aprendizagem significativa no ensino de Ciências. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constructivism (Education) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Aprendizagem de forma interdisciplinar de física e matemática através da construção de protótipos | - |
Título: dc.title | Learning in an interdisciplinary physics and mathematics form through prototype construction | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: