Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Marcos Cesar Danhoni | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3724-5373 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6514146095003486 | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Marcos Cesar Danhoni | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3724-5373 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6514146095003486 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5119-3752 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6750951618583167 | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Michel Corci | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | - |
Autor(es): dc.contributor | Zanatta, Shalimar Calegari | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0302-8300 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1110095948611350 | - |
Autor(es): dc.contributor | Orzechowski, Suzete Terezinha | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8368-0117 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4042897428634580 | - |
Autor(es): dc.creator | Camilo, Merielle | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:20:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:20:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35955 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111558 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: A epistemologia do negacionismo: necropolítica do novo ensino médio no Paraná | - |
Descrição: dc.description | This thesis presents doctoral research carried out in the Postgraduate Program in Science and Technology Teaching (PPGECT) at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Ponta Grossa campus. The objective of the work consists of a qualitative, exploratory and bibliographical investigation into the impacts of changes made in recent years with Public Education in the State of Paraná, with the implementation of teaching models involving the intensive use of digital platforms, the militarization of schools and the influence of private groups such as Escola Sem Partido and Movimento Brasil Livre in structuring the New Secondary Education. These educational policies brought with them a destruction of knowledge, from a technical and behaviorist perspective, with a fragmentation of school subjects through a process of gamification of teaching and training itineraries. In this thesis we present the dangers inherent in and arising from this educational model, and the alignment of far-right ideas, demonstrating a threat to the formation of an entire generation with the naturalization of authoritarianism and undemocratic situations that harm freedom of expression and critical sense. | - |
Descrição: dc.description | Essa tese apresenta uma pesquisa de Doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Ponta Grossa. O objetivo do trabalho consiste numa investigação qualitativa, exploratória e bibliográfica sobre os impactos das mudanças realizadas nos últimos anos com a Educação Pública no Estado do Paraná, com a implantação de modelos de ensino envolvendo o uso intensivo de plataformas digitais, a militarização de escolas e a influência de grupos privados como o Escola Sem Partido e o Movimento Brasil Livre na estruturação do Novo Ensino Médio. Essas políticas educacionais trouxeram consigo uma destruição do saber, sob um viés tecnicista e behaviorista, com uma fragmentação das disciplinas escolares por um processo de gamificação do ensino e itinerários formativos. Nesta tese apresentamos os perigos inerentes e advindos desse modelo educacional, e a sintonia de ideias de extrema direita, demonstrando-se uma ameaça à formação de toda uma geração com a naturalização do autoritarismo e de situações antidemocráticas que ferem a liberdade de expressão e o senso crítico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negacionismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoritarismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Denialism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Authoritarianism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Military education | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education and state | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | A epistemologia do negacionismo: a necropolítica do novo ensino médio no Paraná, plataformização e militarização | - |
Título: dc.title | The epistemology of denialism: the necropolitics of the new high school in Paraná, platformization and militarization | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: