Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Anselmo Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1427-2165 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4130455629353729 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Anselmo Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6688-1013 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4130455629353729 | - |
Autor(es): dc.contributor | Althaus, Dalvane | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2985-9287 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4812017870312183 | - |
Autor(es): dc.contributor | Villatore, Marco Antonio Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6365-6283 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6658857270253086 | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Matilde Agero | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8747-0907 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6889610684402314 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Siderlene Muniz | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3661-0663 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6396411843386149 | - |
Autor(es): dc.creator | Bertotti, Liriane Melina Camargo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:20:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:20:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35620 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111438 | - |
Descrição: dc.description | This study addresses the transformation of teaching practices in Law courses, focusing on overcoming the prevalence of lecture-based classes by adopting the dialoguebased method. The central question investigates which changes in teaching practices could make this transition possible, highlighting the importance of promoting meaningful reflections on teaching. The general objective was to offer teachers a moment of critical analysis of their professional activities, encouraging the identification of alternatives to the traditional method and demonstrating the viability of more interactive practices through a well-founded pedagogical intervention. The specific objectives include: analyzing the dynamics of Law courses in Brazil and their relationship with the culture of expository classes; identifying the topics raised by teachers during the intervention carried out with the Instruction to the Double method; verifying how dialogue is integrated into teaching practices; and observing the advances in teachers' awareness of their practices, comparing aspects that bring them closer to or further away from the dialogue-based class. The research used the Activity Clinic as a methodology, associated with the Double Instruction method, and was limited to teaching activities in the classroom in higher education, specifically in Law courses. The results reveal that the intervention enabled significant transformations in the perception of teachers about their pedagogical practices, pointing to new paths in legal education and overcoming the dichotomy between lecture and dialogued classes. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo aborda a transformação da prática docente nos cursos de Direito, com foco na superação da prevalência da aula-palestra por meio da aproximação ao método de aula dialogada. A questão central investiga quais mudanças na prática docente poderiam viabilizar essa transição, destacando a importância de promover reflexões significativas sobre o fazer docente. O objetivo geral foi oferecer aos professores um momento de análise crítica de suas atividades profissionais, incentivando a identificação de alternativas ao método tradicional e demonstrando a viabilidade de práticas mais interativas por meio de uma intervenção pedagógica fundamentada. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: analisar a dinâmica dos cursos de Direito no Brasil e sua relação com a cultura da aula expositiva; identificar os tópicos levantados pelos professores durante a intervenção realizada com o método da Instrução ao Sósia; verificar como o diálogo é integrado às práticas docentes; e observar os avanços na conscientização dos professores sobre suas práticas, comparando aspectos que aproximam ou afastam a aula dialogada. A pesquisa utilizou a Clínica da Atividade como metodologia, associada ao método da Instrução ao Sósia e foi delimitada à atividade docente em sala de aula no ensino superior, especificamente em cursos de Direito. Os resultados revelam que a intervenção possibilitou transformações significativas na percepção dos professores sobre suas práticas pedagógicas, apontando para novos caminhos no ensino jurídico e na superação da dicotomia entre aula-palestra e aula dialogada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Uma proposta de transformação da prática docente em cursos de direito por meio da clínica da atividade | - |
Título: dc.title | A proposal for transforming teaching practice in law courses through the activity clinic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: