
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | - |
| Autor(es): dc.contributor | Câmara, Carla Daniela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Frare, Laercio Mantovani | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Luana Walker dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Thuana Dantas Santa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:20:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:20:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31761 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111407 | - |
| Descrição: dc.description | This work presents a proposal for a Sensory Garden within the Pedro Álvares Cabral Municipal School, located in the district of São Roque in the municipality of Santa Helena, which aimed to create a space where students and others would have contact with an informal teaching environment, in this case a sensory garden. Starting from a learning environment, it was considered working in this garden activities that stimulate the senses. Sensory gardens, when implemented in school institutions, constitute an informal teaching modality, environments that aim for their visitors to provide a leisure environment where affective memories can be created or recalled and enjoy good moments disconnecting from the troubled life, in everyday urban life. A sensory garden was built with 25 botanical species organized on pallets and tires, a path with different textures and some environmental education activities were carried out. In this context, the sensory garden was extremely important for the school environment, through this work, one can observe how much the environment has changed, going from an area that was in disuse, to an area with a completely different landscape aspect and passing to be a welcoming environment for all employees and students. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta a implantação de um Jardim Sensorial dentro da Escola municipal Pedro Álvares Cabral, situada no distrito de São Roque no município de Santa Helena, que teve como objetivo criar um espaço onde os alunos e os demais tivessem contato com ambiente de ensino informal, neste caso um jardim sensorial. Partindo de um ambiente de aprendizagem, considerou-se trabalhar nesse jardim atividades que estimulassem os sentidos. Os jardins sensoriais, quando implementados em instituições escolares, se constituem como modalidade de ensino informal, ambientes que tem como objetivo aos seus frequentadores, proporcionar um ambiente de lazer onde possam ser criadas ou relembradas memórias afetivas e apreciar bons momentos se desconectando da vida conturbada, no cotidiano da vida urbana. Foi construído um jardim sensorial com 25 espécies de plantas, organizadas em pallets e pneus, além de um caminho com diferentes texturas. Também foram realizadas atividades de educação ambiental com as turmas dos terceiros anos do ensino fundamental. Neste contexto, o jardim sensorial foi de extrema importância para o ambiente escolar, através deste trabalho, pode-se observar o quanto o ambiente mudou, indo de uma área que estava em desuso, para uma área com um aspecto paisagístico completamente diferente e passando a ser um ambiente acolhedor para todos os funcionários e alunos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Ambiental | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produtos reciclados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recycled products | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA | - |
| Título: dc.title | Implantação de um jardim sensorial na escola municipal Pedro Álvares Cabral, Santa Helena - Pr | - |
| Título: dc.title | Implantation of a sensory garden at Pedro Álvares Cabral municipal school, Santa Helena – Pr | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: