Educação STEM e cooperação escola-empresa: uma proposta para a promoção dos ODS no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamargo Filho, Paulo Sergio de-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/2861766195446524-
Autor(es): dc.contributorCamargo Filho, Paulo Sergio de-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/2861766195446524-
Autor(es): dc.contributorSilva, Armando Paulo da-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/6724994186659242-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Eduardo Lemes-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/6059814464331789-
Autor(es): dc.creatorBorba, Luis Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:19:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:19:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37931-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111332-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produto educacional "Energia que transforma: integrando o ensino de ciências com os ODS, por meio da educação STEM"-
Descrição: dc.descriptionThe research developed in this study aims to enhance the educational initiatives of an electric power utility company within the school community. Inspired by Copel Distribuição’s Iluminando Gerações program, which provides information on the conscious and safe use of electricity to fourth- and fifth-grade elementary school students, this study proposes the implementation of didactic methodologies that connect topics of interest to the utility company with the science curriculum of the targeted grades, to support and strengthen the teaching learning process. Aligned with Sustainable Development Goal (SDG) 17, this research seeks to strengthen partnerships between the electric power sector and elementary schools while contributing to SDGs 4, 7, and 12. The research development was based on the implementation of active methodologies in its new approach, emphasizing the Maker Culture and STEM Education. In addition to promoting a more creative and inspiring environment, this proposal highlights the link between scientific development and the Sustainable Development Goals, reinforcing the utility company’s socio-environmental commitment. This methodology was applied in three fifth-grade classes, in which significant student learning was observed, indicating the development of critical thinking regarding topics related to electric energy, such as consumption, production, and technological development within the sector.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa desenvolvida neste trabalho busca aprimorar a ação educativa de uma Concessionária de Energia Elétrica junto à comunidade escolar. Inspirado no programa Iluminando Gerações da Copel Distribuição, que leva informações sobre o uso consciente e seguro da eletricidade para alunos do quarto e quinto anos do ensino fundamental, este estudo propõe a implementação de metodologias didáticas que conectam temas de interesse da concessionária ao currículo de ciência dos períodos envolvidos, com objetivo de cooperar e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, esta pesquisa busca o fortalecimento de parcerias entre o setor elétrico e escolas do ensino fundamental, além de contribuir com os ODS 4, 7 e 12. O desenvolvimento da pesquisa teve como base a implantação de metodologias ativas em sua nova proposta, com ênfase na Cultura Maker e na Educação STEM. Além de buscar um ambiente mais criativo e inspirador, esta proposta enfatiza o vínculo do desenvolvimento científico com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, acrescentando à ação da concessionária seu compromisso socioambiental. Esta metodologia foi aplicada em três turmas de quinto ano, nas quais se avaliou um aprendizado significativo dos alunos, apontando para o desenvolvimento de um senso crítico para com os temas relacionados à energia elétrica, como consumo, produção e desenvolvimento tecnológico do setor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Finalidades e objetivos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por objetivos-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Aims and objectives-
Palavras-chave: dc.subjectObject-teaching-
Palavras-chave: dc.subjectElectric power-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleEducação STEM e cooperação escola-empresa: uma proposta para a promoção dos ODS no ensino fundamental-
Título: dc.titleSTEM education and school-business cooperation: a proposal for promoting the SDGS in primary education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.