Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Conterno, Rayana Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor | Conterno, Rayana Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalcanal, Paôla Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Benetti, Heloiza Aparecida Piassa | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Jessica Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:19:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:19:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30562 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111327 | - |
Descrição: dc.description | This work presents a sequence to model and, subsequently, identify discrepancies between projects of the architectural and structural disciplines of a social housing, through BIM and CAD/TQS® technology, with the objective of collaborating in the compatibility of projects and preventing conflicts encountered will be decided during the construction phase. The compatibility of projects is still a little explored activity among the different design disciplines, however, with the use of BIM technology, many adversities found point to possible solutions, which are not completely dependent on human analysis for recognition. The procedure adopted in this research was the elaboration of an architectural and structural project for a building with characteristics of social housing. Using computational tools, the models were tested to detect interference between them. Through the work carried out, the compatibility of projects proved to be necessary for any undertaking, anticipating the possible interference of the various specialties, avoiding errors, rework and waste at the construction site. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma sequência para modelar e, posteriormente, identificar discrepâncias entre projetos das disciplinas arquitetônicas e estruturais de uma habitação social, por meio da tecnologia BIM e CAD/TQS®, com o objetivo de colaborar na compatibilização de projetos e evitar que conflitos encontrados venham a ser decididos em fase de obra. A compatibilização de projetos ainda é uma atividade pouco explorada entre as diversas disciplinas de projeto, entretanto, com o uso da tecnologia BIM muitas adversidades encontradas apontam soluções possíveis, que não são completamente dependentes da análise humana para o reconhecimento. A metodologia adotada nesta pesquisa foi a elaboração de um projeto arquitetônico e estrutural para uma edificação com características de habitação social. Através do auxílio ferramentas computacionais, os modelos foram testados para a detecção de interferências entre eles. Através do trabalho realizado a compatibilização de projetos mostrou-se como necessária para qualquer empreendimento, antecipando as possíveis interferências das diversas especialidades, evitando erros, retrabalho e desperdícios no canteiro de obras. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura de habitação - Projetos e plantas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem de informação da construção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto estrutural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Architecture, Domestic - Designs and plans | - |
Palavras-chave: dc.subject | Building information modeling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structural design | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Elaboração e compatibilização de projeto arquitetônico e estrutural de habitação social utilizando os programas Revit e TQS | - |
Título: dc.title | Preparation and compatibility of architectural and structural project for social housing using Revit and TQS programs | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: