
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
| Autor(es): dc.creator | Zorze, Patricia Fernanda do Prado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:19:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:19:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21014 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111255 | - |
| Descrição: dc.description | This theoretical work and research dedicated to the theme "toy" and the contributions of the processes of teaching and learning of children during early childhood. The society is going through a time of great social and technological change, and at a similar rate has increased violence in the country, so that young children spend no more able to play games and develop collective or individual in public spaces. As fast as society turns into, the rhythms of work and family habits change, and at this time of great change, institutions of kindergarten may create alternatives to minimize the consequences of these developments for the everyday life of children. In this scene, it is believed that it would be very interesting to insert, in institutional spaces, playrooms spaces that are arranged so as to allow children to play and develop both in respect of psychomotor skills, but also with regard to citizenship and socialization. This article seeks to demonstrate the contributions of toy libraries in institutions of kindergarten. The conclusion of the study presents some of the benefits that can provide playrooms for children in kindergarten and institutions like the play in childhood may be the way for diverse and meaningful learning. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho teórico e de pesquisa dedicou-se ao tema “brinquedoteca” e às contribuições desta aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças na fase de educação infantil. A sociedade passa por um momento de grandes transformações tecnológicas e sociais e, em ritmo semelhante, tem aumentado a violência no país, de forma que as crianças pequenas passam a não ter mais a possibilidade de brincarem e de desenvolverem brincadeiras coletivas ou individuais, nos espaços públicos. Na medida em que a sociedade se transforma, os ritmos de trabalho e os hábitos familiares mudam, e nesse momento de grandes transformações, as instituições de Educação Infantil podem criar alternativas para minimizar as consequências desses avanços para a vida cotidiana das crianças. Nesse cenário, acredita-se que seria muito interessante inserir, nos espaços institucionais, brinquedotecas que são espaços organizados de maneira a permitir que as crianças brinquem e se desenvolvam, tanto no que diz respeito às habilidades psicomotoras, como também no que diz respeito à cidadania e à socialização. O presente artigo busca demonstrar as contribuições das brinquedotecas nas instituições de Educação Infantil. A conclusão do estudo apresenta alguns dos benefícios que as brinquedotecas podem proporcionar para as crianças pequenas nas instituições de Educação Infantil e como o brincar, na infância, pode ser caminho para aprendizagens diversificadas e significativas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brinquedotecas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brinquedos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Toy lending libraries | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational toys | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da educação infantil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: