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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Drunkler, Deisy Alessandra | - |
| Autor(es): dc.creator | Siqueira, Celine Francisca | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:19:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:19:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21948 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111244 | - |
| Descrição: dc.description | This work was subject to cold sores its incidence among the students who develop the typical symptoms of the disease in adolescence and from that alternative methodologies for working with the above subject. Accordingly, the present study aimed to start knowing what the students knew about cold sores, through the incidence of symptoms and whether the subject was approached at school. The methodology was applied research, exploratory and descriptive field, involving a non-probabilistic population (sampling accessibility). The survey instrument was an initial questionnaire that allowed semi-structured data collection, applied at the beginning of the research as pre analysis. They were soon used methodologies that were developed by the students to conduct research related to the disease. These methods were lectures, quizzes and preparation of posters and informative illustrative of the disease. That aimed to analyze how many students have learned about cold sores and what the most efficient methodology. The research involved 60 students (two classes of 30 students), the 8th grade of elementary school in a state of Santa Terezinha de Itaipu - PR, aged 14 to 16. Being that two papers were presented with each methodology, as each class was divided into groups of 10 members, with six groups. The results show that the cold sore is present among adolescents, particularly women, their recurrence is high, and lack information about the disease in schools. And all the methodologies used in this study had achieved his goal, becoming difficult to pinpoint which of them learns best. It was found that if well targeted, these works done by the students also learn the content significantly, these performers now and disseminators of knowledge about herpes in the entire school environment. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a herpes labial, sua incidência entre os alunos que desenvolvem os sintomas típicos da doença na adolescência e a partir disso as metodologias alternativas para se trabalhar com o assunto referido. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo inicial conhecer o que os alunos sabiam sobre o herpes labial, a incidência através da sintomatologia e se o assunto foi abordado na escola. A metodologia utilizada foi à pesquisa aplicada do tipo exploratória de campo e descritiva, envolvendo uma população não-probabilística (amostragem por acessibilidade). O instrumento de pesquisa foi um questionário inicial semi-estruturado que possibilitaram a coleta dos dados, aplicado no inicio da pesquisa como pré-análise. Logo após foram utilizadas metodologias que foram desenvolvidas pelos próprios alunos para realizar os trabalhos referentes à doença. Essas metodologias foram palestras, questionários e a confecção de cartazes informativos e ilustrativos da doença, que tiveram por objetivos analisar os quantos os alunos aprenderam sobre o herpes labial e qual a metodologia mais eficiente. A pesquisa realizada envolveu 60 alunos (duas turmas de 30 alunos), da 8ª série do ensino Fundamental de uma escola Estadual de Santa Terezinha de Itaipu – PR, com faixa etária de 14 a 16. Sendo que foram dois trabalhos apresentados com cada metodologia, pois cada turma foi dividida em grupos com 10 integrantes, totalizando seis grupos. Os resultados demonstram que a herpes labial está presente entre os adolescentes, principalmente mulheres, sua reincidência é alta, e falta informação sobre a doença nas escolas. E todas as metodologias utilizadas neste trabalho tiveram seu objetivo alcançado, ficando difícil apontar qual delas se aprende melhor. Constatou-se que se bem orientados, esses trabalhos realizados pelos próprios alunos além de aprenderem o conteúdo significativamente, esses passaram a disseminadores e executores do conhecimento sobre herpes por todo o ambiente escolar. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doenças sexualmente transmissíveis - Prevenção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teenagers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexually transmitted diseases - Prevention | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Título: dc.title | Metodologias alternativas para se trabalhar o assunto “herpes labial simples” com alunos no ensino fundamental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
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