Como as estratégias de ensino foram transformadas pelo evento da pandemia COVID-19: um olhar a partir de relatórios de estágios de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColombo, Janecler Aparecida Amorin-
Autor(es): dc.contributorColombo, Janecler Aparecida Amorin-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Moisés Aparecido do-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Jussany Maria de Barros-
Autor(es): dc.creatorBet, Amanda Elisa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:19:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:19:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32418-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111240-
Descrição: dc.descriptionThe present work falls within the scope of mathematics education and aims to highlight “pedagogical practices of teachers who teach mathematics in the pre, during and post pandemic periods” observed by teachers in training of the Mathematics Degree course at UTFPR in Pato Branco. This objective arose from the questions: Did the pandemic and remote teaching bring any kind of positive result in the pedagogical practices of teachers who teach mathematics as well as learning in the classroom? If there were changes, what were they? Did these changes last until the post-COVID-19 pandemic period? Therefore, this is a qualitative, descriptive, documentary research and the analysis will be through the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2016). In the development of this work, the importance of the mandatory supervised internship, the importance of the supervising teacher to create the teaching identity, in addition to dialoguing about innovative pedagogical practices, is highlighted. The results of this research showed that the teachers' pedagogical practices had changes, starting to adhere to the use of digital technologies as a teaching tool, use of educational platforms, as well as the use of active methodologies in their practices.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho se insere no âmbito da educação matemática e teve como objetivo evidenciar “práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática nos períodos pré, durante e pós pandemia” observadas por professores em formação do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR de Pato Branco. Esse objetivo surgiu dos questionamentos: A pandemia e o ensino remoto trouxeram algum tipo de resultado positivo nas práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática como também a aprendizagem em sala de aula? Se houve mudanças, quais foram? Essas mudanças perduraram até o período pós pandemia da COVID-19? A discussão proposta aqui é fruto de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, sendo os dados analisados por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016). No desenvolvimento da investigação ressaltou-se a importância do estágio supervisionado obrigatório, a importância do professor supervisor para criação da identidade docente além do diálogo sobre práticas pedagógicas inovadoras. Os resultados dessa pesquisa mostraram que as práticas pedagógicas dos professores tiveram mudanças, passando a aderir a utilização de tecnologias digitais como ferramenta de ensino, utilização de plataformas educacionais, como também o emprego de metodologias ativas em suas práticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Matemática-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleComo as estratégias de ensino foram transformadas pelo evento da pandemia COVID-19: um olhar a partir de relatórios de estágios de matemática-
Título: dc.titleHow teaching strategies were transformed by the COVID-19 pandemic event: The mathematics internship reports point of view-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.