Concepção de um túnel aerodinâmico do tipo sucção com retorno aberto

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Autor(es): dc.contributorAlves, Thiago Antonini-
Autor(es): dc.contributorBehainne, Jhon Jairo Ramirez-
Autor(es): dc.contributorAlves, Thiago Antonini-
Autor(es): dc.contributorCruz, Felipe Barreto Campelo-
Autor(es): dc.contributorLima, Luiz Eduardo Melo-
Autor(es): dc.creatorMachado Filho, Marcelo Correa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:19:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:19:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16381-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111199-
Descrição: dc.descriptionThis Final Course Assignment shows the design, construction and preliminary tests of a suction type wind tunnel with open return used for teaching and research in engineering courses. From a morphologic point of view, the system is composed by a plenum, a flow stabilization box, a tests section, a contraction, a gas flow meter with instrumentation, and a centrifugal fan. The wind tunnel that was built is a low-cost and functional device, which is also easy to use and maintain. Although useful for several kinds of experimental tests, the wind tunnel was especially designed for studies on thermal control of electronic components assembled on printed circuit boards. The preliminary tests suggested that the wind tunnel can operate in the laminar, transition, and turbulent regimes, once it leads to obtaining Reynolds number between 1,900 and 14,000.-
Descrição: dc.descriptionPROGRAD UTFPR - Edital 31/2013-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso descreve o projeto, a construção e os testes preliminares de um túnel aerodinâmico do tipo sucção com retorno aberto para ensino e pesquisa em Engenharia. Do ponto de vista morfológico, este equipamento é constituído por um plenum, uma caixa de estabilização, uma seção de testes, uma contração, um conjunto medidor de vazão e um ventilador centrífugo. O túnel aerodinâmico concebido é de baixo custo, versátil, de fácil operação e manutenção, qualificando-o para a realização de diversos tipos de experimentos, em particular, para pesquisas em controle térmico de componentes eletrônicos montados em placas de circuito impresso. Os testes preliminares mostraram que o número de Reynolds pode ser variado entre 1.900 e 14.000, compreendendo os regimes laminar, de transição e turbulento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTúneis - Projetos e construção-
Palavras-chave: dc.subjectTúneis aerodinâmicos-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTunneling-
Palavras-chave: dc.subjectWind tumels-
Palavras-chave: dc.subjectEngineering - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleConcepção de um túnel aerodinâmico do tipo sucção com retorno aberto-
Título: dc.titleConception of a suction type wind tunnel with open return-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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