Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo Filho, Paulo Sérgio de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2407-4878 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2861766195446524 | - |
Autor(es): dc.contributor | Luciano, Arquimedes | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7514-0425 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2363966326980955 | - |
Autor(es): dc.contributor | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6246-1246 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 | - |
Autor(es): dc.contributor | Camargo Filho, Paulo Sérgio de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2407-4878 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2861766195446524 | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:19:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:19:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32915 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111194 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Manual de implantação: espaço maker; Processos de implantação do fablab no programa profissão 4.0 | - |
Descrição: dc.description | The dissertation explores the essential connection between FabLabs, Education 4.0 and Makerspaces, which is revolutionizing teaching in non-formal spaces. The importance of technology in Education 4.0 and its impact on teaching is highlighted, highlighting the need to train teachers for current educational challenges. A concrete implementation model of the Profissão 4.0 Program is presented, integrating the creation of maker spaces, such as FabLabs, in the education network or public spaces, considering regional peculiarities. This research delves into the effectiveness of STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) approaches and active methodologies in the fourth industrial revolution, highlighting how Makerspaces, as extensions of FabLabs, can become an epicenter of innovation. The crucial role of the innovation ecosystem in the design and operation of these spaces is emphasized, providing suggestions for relevant content. Throughout the dissertation, it is illustrated how technology is closely linked to Education 4.0 and Makerspaces also known as makerspaces, offering students the opportunity to create, experiment, collaborate and develop 21st century skills. The pressing need for adequate training for teachers to use technologies effectively in their pedagogical practice is also highlighted. Finally, the dissertation significantly contributes to a model for implementing FabLabs and Makerspaces in the education network or non-formal public spaces, adapted to the particularities of each region, focusing on promoting innovation and developing students' technological and creative skills. , all this in the challenging context of the fourth industrial revolution. | - |
Descrição: dc.description | A dissertação explora a conexão essencial entre FabLabs, Educação 4.0 e Makerspaces, que está revolucionando o ensino em espaços não-formais. É destacado a importância da tecnologia na Educação 4.0 e seu impacto no ensino, ressaltando a necessidade de capacitar os professores para os desafios educacionais atuais. É apresentado um modelo de implantação concreto do Programa Profissão 4.0, integrando a criação de espaços makers, como FabLabs, na rede de ensino ou espaços públicos, considerando as peculiaridades regionais. Esta pesquisa aprofunda a eficácia das abordagens STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e metodologias ativas na quarta revolução industrial, destacando como os Makerspaces, como extensões dos FabLabs, podem se tornar um epicentro de inovação. Enfatiza-se o papel crucial do ecossistema da inovação na concepção e operação desses espaços, fornecendo sugestões de conteúdos relevantes. Ao longo da dissertação, é ilustrado como a tecnologia está estreitamente ligada à Educação 4.0 e aos Makerspaces também conhecidos como espaços makers, oferecendo aos alunos a oportunidade de criar, experimentar, colaborar e desenvolver habilidades do século XXI. Também é destacado a necessidade premente de uma formação adequada dos professores para utilizar as tecnologias de forma eficaz em sua prática pedagógica. Finalmente, a dissertação contribui de forma significativa com um modelo de implantação de FabLabs e Makerspaces na rede de ensino ou espaços públicos não-formais, adaptado às particularidades de cada região, focando na promoção da inovação e no desenvolvimento de competências tecnológicas e criativas dos alunos, tudo isso no contexto desafiador da quarta revolução industrial. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Makerspaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnology - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Implantação de fablabs e makerspaces: inovando a educação 4.0 em ambientes não-formais | - |
Título: dc.title | Implementation of fablabs and makerspaces: innovating education 4.0 in non-formal environments | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: