
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Maciel, Elisa Alzira de Campos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:19:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:19:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20626 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111187 | - |
| Descrição: dc.description | It is through reading that the student will expand the opportunity to understand the world around him, once we consider reading as the reading of the world that precedes the reading of the word – as Paulo Freire presents – as well as participating in his constant transformation. However, the act of reading requires involvement between the reader and the text; and, in the school context, the student’s learning requires the critical and reflective look of the teacher. Thus, this research had the theme of remembering the representations, the concepts and, above all, the practices related to the teaching-learning of reading in the classroom. With these intentions, it was organized into four topics: first, it discusses some pedagogical concepts about the term reading in the context of the classroom and its main purposes / challenges; it then explores the relevant characteristics and stimuli of beginning readers and competent readers in the process of reading; then it analyzes the concept and approach of texts in the classroom; and finally, it makes a reflection about the teacher’s role in the reading process as well as actions that favor the advancement of the same. | - |
| Descrição: dc.description | É por meio da leitura que o aluno ampliará a oportunidade de compreender o mundo que o cerca, uma vez que consideremos o ato de ler como a leitura de mundo que precede a leitura da palavra – conforme apresenta Paulo Freire –, assim como participar da sua constante transformação. Contudo, o ato de ler requer envolvimento entre o leitor e o texto; e, no contexto escolar, sua aprendizagem exige o olhar crítico e reflexivo do professor. Sendo assim, esta pesquisa teve como temática recordar as representações, os conceitos e, sobretudo, as práticas referentes ao ensino-aprendizagem da leitura em sala de aula. Com estas intenções, a pesquisa organizou-se em quatro tópicos: primeiramente discute alguns conceitos pedagógicos sobre o termo leitura no contexto da sala de aula e seus principais propósitos/desafios; depois explora as características e estímulos relevantes dos leitores iniciantes e dos leitores competentes diante o processo de leitura; logo em seguida, analisa o conceito e a abordagem dos textos em sala de aula; e, finalmente, faz uma reflexão sobre o papel do professor no processo de leitura assim como ações que favorecem o avanço do mesmo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores alfabetizadores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura – Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Development Reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
| Título: dc.title | Fundamentações teóricas para a prática do ensino de leitura | - |
| Título: dc.title | Theoretical foundations for the practice of reading teaching | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: