Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramalho, Denise Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramalho, Denise Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves Júnior, Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalmas, Sergio | - |
Autor(es): dc.creator | Chirnev, João Victor da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:19:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:19:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36120 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111151 | - |
Descrição: dc.description | One of the most relevant characteristics when buying a new car is the comfort provided by the vehicle. Comfort is how well the occupant feels in the automobile, being a sensation that varies from person to person. Various components of the automobile influence the physical and visual perception of comfort experienced by passengers. One of the most important aspects of physical comfort is the vehicle’s vibration absorption. ISO 2631-1 establishes occupational vibration comfort limits for the torso, hands, and arms. This study aims to develop a metric to evaluate the vibrational comfort of passenger vehicles, assisting the buyer in acquiring a new car. The study begins with the selection of automobiles that will be used in the tests, followed by the definition of the routes that will be traveled, the execution of tests using an accelerometer, and the establishment of a vibrational comfort scale. The tests were conducted with an accelerometer positioned on the driver’s seat. The trials take place with the vehicle stationary, to analyze the influence of the engine on vibration. Then, tests are conducted on a road that induces high vibrations, exploring the vehicle's vibration limits and enabling the detection of possible mechanical issues. Another test is performed on a route with highly regular asphalt, serving as a counterpoint to the previous test. Finally, a route simulating the driver’s daily routine is used, combining the characteristics of both low and high-vibration tests. Thus, with the results in hand, it became possible to evaluate mechanical failures in some of the vehicles. In addition to performance comparisons between each vehicle, it was also possible to determine which automobile is the best in terms of vibrational comfort. | - |
Descrição: dc.description | Uma das características mais relevantes na hora de comprar o carro novo é o conforto proporcionado pelo veículo. Conforto é o quão bem o ocupante se sente no automóvel, sendo uma sensação que se alterna de pessoa para pessoa. Diversos componentes do automóvel influenciam na percepção física e visual de conforto experienciada pelos passageiros, um dos pontos mais importantes do conforto físico é a absorção de vibração do automóvel. A ISO 2631-1 estabelece limites de conforto vibracional ocupacional para tronco, mãos e braços. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma métrica para avaliar conforto vibracional de veículos de passeio, auxiliando o comprador na aquisição do carro novo. O estudo inicia-se na seleção dos automóveis que serão utilizados nos testes, passa para a definição dos trajetos que serão percorridos, realização dos testes com acelerômetro e estabelecimento da escala de conforto vibracional. Os testes foram realizados com acelerômetro posicionado no banco do condutor. Os ensaios ocorrem com o veículo parado, com o intuito de analisar a influência do motor na vibração. Em estrada que promova elevadas vibrações, explorando os limites de vibração do veículo, e possibilitando a visualização de possíveis problemas mecânicos. Em trajeto com elevada regularidade do asfalto, servindo de contraponto para o ensaio anterior. E por fim um trajeto que simule o dia a dia do motorista, mesclando as características dos testes com baixa e elevada vibração. Dessa forma, com os resultados em mãos, se tornou possível avaliar falhas mecânicas em alguns dos veículos. Além da realização dos comparativos de desempenho de cada veículo, sendo assim possível determinar qual automóvel é o melhor, tratando-se de conforto vibracional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Guarapuava | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vibração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automóveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vibration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automobiles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | - |
Título: dc.title | Análise de conforto relacionado à vibração em veículos de passeio | - |
Título: dc.title | Analysis of comfort related to vibration in passenger vehicles | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: