Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hirsch, Luciana Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Hirsch, Luciana Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Álvaro Emílio | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Wesley Astudillo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:19:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:19:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34803 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111123 | - |
Descrição: dc.description | This work focuses on obtaining an opinion from graduates of the Licentiate in Physics course at UTFPR-CT, Curitiba campus subsequent to training, regarding factors related to academic and professional career progression. The research presented here aims to develop both an employment and an academic profile of the licensee, doing this through research centered on graduated students, from their first graduates in 2012 until September 8, 2022. Only graduates were considered eligible for the survey. Have effectively graduated by September 8, 2022, as it is believed that the graduates who graduated after this period did not have time to insert themselves in some academic and/or professional context, reducing the number of participants to 76. The graduates were contacted by e-mail, where a form with questions relevant to the research was sent. The form consisted of 23 multiple-choice closed questions and one open question, totaling 24 in all, a number that could decrease depending on the choices made in specific multiple-choice questions. This questionnaire was discussed within the scope of the course in its collegiate and submitted to the ethics committee of the institution and received responses within a period of 21 days. The methodology for analyzing these data was based on Bardin’s (2011) research concept, with data being separated, regrouped and then treated. 32 graduates of the course effectively participated in the research, which corresponds to a percentage of approximately 42% of the initial sample of 76 students. The data indicate that 38% of the graduates who participated in the survey currently work as teachers. In addition, most graduates were or are enrolled in a postgraduate program, with the Capes area of Earth Sciences being the most common targeting. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como foco a obtenção de um parecer dos egressos do curso de Licenciatura em Física da UTFPR-CT, campus Curitiba subsequente à formação, no que tange fatores relacionados a progressão da carreira acadêmica e profissional. A pesquisa aqui apresentada objetiva desenvolver um perfil tanto empregatício quanto acadêmico do licenciado, fazendo isto por meio de uma pesquisa centrada nos alunos formados, desde os seus primeiros formados em 2012 até 08 de setembro de 2022. Foram considerados elegíveis para a pesquisa apenas formados que tenham efetivamente colado grau até 08 de setembro de 2022 por julgar-se que os egressos que tenham se formado após este período não tenham tido tempo para se inserir em algum contexto acadêmico e ou profissional, reduzindo o número de participantes para 76. Os egressos foram contatados por e-mail, por onde foi enviado um formulário com questões relevantes para a pesquisa. O formulário era composto por 23 questões fechadas de múltipla escolha e uma questão aberta, totalizando um 24 ao todo, número que poderia diminuir a depender das escolhas em questões específicas de múltipla escolha. Este questionário foi discutido no âmbito do curso em seu colegiado e submetido ao comitê de ética da instituição e recebeu respostas no período de 21 dias. A metodologia de análise destes dados foi feita a partir do conceito de pesquisa de Bardin (2011), sendo os dados separados, reagrupados e depois tratados. Participaram efetivamente da pesquisa 32 egressos do curso, o que corresponde a um percentual de aproximadamente 42% da amostra inicial de 76 estudantes. Os dados apontam que 38% dos egressos que participaram da pesquisa atualmente atuam como docentes. Além disso, a maioria dos egressos esteve ou estão inseridos em algum programa de pós-graduação, sendo a grande área Capes das Ciências da Terra o direcionamento mais corriqueiro. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | College student orientation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor market | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Título: dc.title | Levantamento do perfil acadêmico e profissional dos egressos do curso de Licenciatura em física da UTFPR-campus Curitiba | - |
Título: dc.title | Survey of the academic and professional profile of graduates of the Degree in physics teaching at UTFPR-Curitiba campus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: