Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tondo, Daniel Walker | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0009-0006-2233-1769 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7121442162301693 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bittencourt, Paulo Rodrigo Stival | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8740-1672 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5404437676153162 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tondo, Daniel Walker | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0009-0006-2233-1769 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7121442162301693 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6295-1619 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8830429960630659 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0757-1212 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6649431883158734 | - |
Autor(es): dc.creator | Ihabuinski, Rubine Andressa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:18:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:18:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34960 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1111072 | - |
Descrição: dc.description | This work was written in the training context of the Professional Master's Degree in Chemistry on a National Network (PROFQUI) offered by the Federal Technological University of Paraná, Medianeira campus. Thus, the aim of the work was to develop an educational product of the type Manual for using comic strips as a resource for teaching Chemistry in High School. The manual contains guidelines and suggestions on how to use the comic strips in teaching practice, followed by the comic strips created. The comic strips present in the manual were submitted to the appreciation of a class of high school students, and according to the responses obtained, they constitute an instigating didactic resource, leading the student to make relationships, contextualizations and have more interest in school knowledge, with its application better targeted for review and/or evaluations. In short, the teacher has the freedom to choose the moment he considers appropriate for its use. From this perspective, the manual has potential as a resource to contribute to classes in the Chemistry curricular component. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho foi escrito no contexto formativo do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira. Dessa forma, o trabalho teve por objetivo elaborar um produto educacional do tipo Manual de utilização de tirinhas como recurso de ensino de Química no Ensino Médio. O manual contém orientações e sugestões de como usar as tirinhas na prática docente, seguido das tirinhas criadas. As tirinhas presentes no manual foram submetidas à apreciação de uma turma de estudantes do Ensino Médio, e de acordo com as respostas obtidas, constituem um recurso didático instigador, levando o estudante a fazer relações, contextualizações e ter mais interesse pelos conhecimentos escolares, com sua aplicação melhor direcionada para revisão e/ou avaliações. Em suma, o docente tem a liberdade de fazer a escolha do momento que considerar adequado para seu uso. Nesta perspectiva, o manual tem potencial como recurso para contribuir nas aulas do componente curricular de Química. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Química em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic books, strips, etc., in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Tirinhas como recurso didático para o ensino de química | - |
Título: dc.title | Comic strips as a didactic resource for teaching Chemistry | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: