Análise numérica do escoamento em rotores flettner de embarcações comerciais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGermer, Eduardo Matos-
Autor(es): dc.contributorGermer, Eduardo Matos-
Autor(es): dc.contributorRossi, Luciano Fernando dos Santos-
Autor(es): dc.contributorSchlischting, Rodrigo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luansol Valério Aquino da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T13:18:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T13:18:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37562-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110977-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to perform a numerical analysis of the aerodynamic parameters of rotating cylinders in supercritical flow regimes, for Reynolds numbers of 5x105, 106, and 5x106. Additionally, laminar flow simulations were conducted for Re=200. Using the 𝑘 − 𝜖 turbulence model with a standard wall function, two-dimensional turbulent simulations of the problem were carried out in ANSYS® 2022 R2 software. The results were found to be consistent with the researched literature. For Re=200, the laminar model in the same software was employed, and there was agreement in the results, except for spin ratios greater than 4.8. The study also seeks to provide a solid foundation for this field of research to serve as a basis for future work, where the application of rotating cylinders will be explored for naval propulsion.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem por objetivo realizar uma análise numérica dos parâmetros aerodinâmicos de cilindros rotativos em regimes de escoamento supercríticos, para número de Reynolds de 5x105, 106 e 5x106. É realizado, também, um estudo laminar para Re=200. Através da utilização do modelo de turbulência 𝑘 − 𝜖, com função de parede padrão, são realizadas simulações bidimensionais do problema turbulento no software ANSYS® 2022 R2. Os resultados mostram-se de acordo com a literatura pesquisada. Para Re=200, é utilizado o modelo laminar no mesmo software e há concordância dos resultados, salvo para razões de rotação maiores que 4.8. O trabalho procura, também, fundamentar de maneira sólida este campo de estudos, a fim de servir de base para trabalhos futuros, onde a aplicação de cilindros rotativos é estudada para propulsão naval.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise numérica-
Palavras-chave: dc.subjectRotores - Dinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectCilindros-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito magnus-
Palavras-chave: dc.subjectAerodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectNumerical analysis-
Palavras-chave: dc.subjectRotors - Dynamics-
Palavras-chave: dc.subjectCylinders-
Palavras-chave: dc.subjectMagnus effect-
Palavras-chave: dc.subjectAerodynamics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleAnálise numérica do escoamento em rotores flettner de embarcações comerciais-
Título: dc.titleNumerical analysis of flow in flettner rotors of commercial vessels-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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