Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castro, Élida Maiara Velozo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Élida Maiara Velozo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Divanete Maria Bitdinger de | - |
Autor(es): dc.contributor | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Marcia Dilda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:18:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:18:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37581 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110976 | - |
Descrição: dc.description | In this study, we aim to present a design proposal for a mathematical modeling activity, following the assumptions of a didactic sequence. In this sense, the research adopts a qualitative approach, of a descriptive nature, based on the presentation and discussion of a mathematical modeling activity, from the steps of a didactic sequence in the understanding of the Fedathi Sequence. The Modeling activity brought for analysis had as its theme “Cristo Rei Parish Church”, with an approach indicated for students in the 8th and 9th grades of Elementary School. The activity presented has the potential to trigger a connection with history and cultural heritage, given the chosen theme, while mobilizing, requiring and building diverse mathematical knowledge such as: ratio, proportion, rule of three, calculation of areas, scale, units of measurement, similarity of triangles. The design presented allows us to consider that the development of a mathematical modeling activity, guided by a didactic sequence, highlights specific objectives inherent to the activity and that unfold in actions specific to the teacher and the student to achieve them. This work was prepared in the format of a scientific article, as part of the Final Course Work. | - |
Descrição: dc.description | Neste estudo temos como objetivo apresentar uma proposta de design de uma atividade de modelagem matemática, seguindo pressupostos de uma sequência didática. Neste sentido, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com base na apresentação e discussão de uma atividade de modelagem matemática, a partir de etapas de sequência didática no entendimento da Sequência Fedathi. A atividade de Modelagem trazida para análise teve como tema “Igreja Matriz Cristo Rei”, com indicação de abordagem para alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. A atividade apresentada tem potencial para desencadear vínculo com a história e o patrimônio cultural, dado o tema escolhido, ao passo que se mobiliza, requer e constrói conhecimentos matemáticos diversos como: razão, proporção, regra de três, cálculo de áreas, escala, unidades de medida, semelhança de triângulos. O design apresentado permite considerar que o desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática, orientada por uma sequência didática, evidencia objetivos específicos inerentes a atividade e que se desdobram em ações próprias do professor e do aluno para alcançá-los. Este trabalho foi elaborado no formato de um artigo científico, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Modelagem matemática e sequência didática: uma proposta de atividade | - |
Título: dc.title | Mathematical modeling and teaching sequence: a proposal for an activity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: