Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leite, Maici Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor | Ghedini, Cecilia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Varela, Paulo Júnior | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Maici Duarte | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Jonathan José Alupe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:18:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:18:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31672 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110932 | - |
Descrição: dc.description | Technology constitutes itself in the present and the future. Education as a system of representation and reproduction of society must provide access to the various forms of dissemination of technologies, starting with early childhood education, allowing for a redefinition of its modes of use, taking into account a childhood that emerges in the midst of a so-called society. digital. Given this new paradigm, the presence of technology in the school environment is able to reconfigure the teaching-learning process, enabling new ways of learning, developing skills and competences. Since the incorporation of technology in teaching practices, for the most part, is still not satisfactory, it is necessary to create and create methods or technical efficiency, such as the execution of a didactic-pedagogical sequence for the use of technology. This educational procedure can provide the overcoming of difficulties, approach and use of technologies. As a technical procedure, a bibliographic review research was carried out, with an exploratory nature, in order to gather information on the topic of the work, organizing and systematizing them. Books, scientific articles, laws, guiding documents and theses were used. Reading, notes and records were also present in the construction of the work. Throughout the studies, it was possible to establish relationships between technology, childhood, teachers, education, public policies and methodologies. As the final product of this course conclusion work, didactic-pedagogical sequences for the use of technologies in Early Childhood Education were selected. It is expected that the same, can be applied in the future in the series of the first stage of Public Education of two institutions or validated by specialists. The use of technology in education promotes quality in teaching and learning. As an adaptation and insertion of technology into pedagogical practices is necessary, the application of a pedagogical sequence guarantees their effectiveness and appropriation in a critical, planned and intentional manner. | - |
Descrição: dc.description | A tecnologia constitui-se no presente e futuro. A educação enquanto sistema de representação e reprodução da sociedade, deve proporcionar acesso às várias formas de disseminação de tecnologias, a começar pela Educação Infantil, permitindo uma ressignificação em seus modos de utilização, levando em consideração uma infância que emerge em meio a uma sociedade dita digital. Diante a este novo paradigma, a presença de tecnologia no ambiente escolar é capaz de reconfigurar o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando novas formas de aprender, desenvolvendo habilidades e competências. Visto que a incorporação de tecnologia nas práticas docentes, em sua maioria, ainda não é algo satisfatório, precisa-se da criação e estabelecimento de metodologias ou estratégias eficientes, como a execução de uma sequência didática-pedagógica para uso de tecnologia. Este procedimento educacional pode proporcionar a superação de dificuldades, aproximação e uso de tecnologias. Como procedimento técnico foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica, de caráter exploratório, a fim de levantar informações sobre o tema do trabalho, organizando-as e sistematizando as mesmas. Foram usados livros, artigos científicos, leis, documentos orientadores e teses. A leitura, apontamentos e fichamentos tamb´em estiveram presentes na construção do trabalho. Ao longo dos estudos foi possível estabelecer relações entre tecnologia, infância, docentes, educação, políticas públicas e metodologias. Como produto final deste trabalho de conclusão de curso, sequências didáticas-pedagógicas para uso de tecnologias na Educação Infantil foram apresentadas. Espera-se que as mesmas, possam ser futuramente aplicadas nas séries da primeira etapa da Educação Pública de duas instituições selecionadas ou validada por especialistas. O uso de tecnologia na educação promove a qualidade no ensino e aprendizagem. Sendo necessário uma adaptação e inserção de tecnologia nas práticas pedagógicas, a aplicação de uma sequência pedagógica garante a efetivaçãao e apropriação das mesmas, de maneira crítica, planejada e intencional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Francisco Beltrao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Informática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Tecnologia na primeira infância: Constituição de uma nova inter-relação. Sequências didáticas-pedagógicas para uso de tecnologias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: