Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Amanda Oliveira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:18:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:18:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35787 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110902 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to discuss the learning dilemma in the early years of elementary school, which is understanding students' difficulties. The study was carried out based on bibliographical research, with the reading and interpretation of scientific articles, focusing on the ideas of different authors in the area, proposing the understanding of issues about learning, and debating the possible causes of problems of the teaching and learning process, relying on laws and documents that guide and guide elementary education. From the perspective of understanding the main pedagogical difficulties and challenges, the following aspects were researched: problems in decoding, uninteresting activities, writing difficulties and lack of knowledge on the part of the educator. In this bibliographic review work, several approaches related to the central theme, dilemma, will be addressed throughout the study, such as: common national curriculum base, teaching and learning process, dilemmas in teaching, teaching today, didactic and innovative processes in teaching area. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o dilema de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, que é compreender as dificuldades dos alunos. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica, com a leitura e interpretação de artigos científicos, focando nas ideias de diversos autores da área, propondo-se o entendimento de questões sobre a aprendizagem, e debatendo-se sobre as possíveis causas dos problemas do processo de ensino e de aprendizagem, apoiando-se em leis e documentos que norteiam e orientam o ensino fundamental. Sob a ótica de se compreender as principais dificuldades e desafios pedagógico, pesquisou-se os seguintes aspectos: problemas na decodificação ,atividade desinteressantes, dificuldade de escrita e falta de conhecimentos do educador. Neste trabalho de revisão bibliográfica, serão abordados diversos enfoques relacionados com o tema central, dilema, no decorrer do estudo como: base nacional comum curricular, processo de ensino e de aprendizagem, dilemas no ensino, o ensino na atualidade, processos didáticos e inovadores na área de ensino. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino – Legislação Educational law and legislation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino – Legislação Educational law and legislation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Dilema de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Learning dilemma in the early years of elementary school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: