Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Sehn, Elizandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
Autor(es): dc.contributor | Gómez, Magela Reny Fonticiella | - |
Autor(es): dc.creator | Thomaz Junior, Moyses | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:18:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:18:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21178 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110897 | - |
Descrição: dc.description | The paper investigated energy along with related themes such as its production and its use in the teaching of Physics and the possible paths for its contextualization in high school. In this way, it aimed to relate the theme energy as scientifictechnological knowledge to issues inherent to sustainable development. In other words, the production of energy and sustainable development were the contexts for the teaching of Physics. For this, it was realized a literature review in Brazilian official documents and others relevant authors in order to find connection points between the energy and sustainable development that serve to contextualize the teaching of Physics. At last, proposal for contextualized teaching of energy and sustainable development were presented. In this sense, it is concluded that the scientifictechnological knowledge of the energy theme can be contextualized to sustainable development issues. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho investigou o tema energia, abrangendo sua produção e uso, no ensino de Física. Tratou ainda dos possíveis caminhos para contextualização dos referidos temas no Ensino Médio. Dessa forma, ele objetivou relacionar o tema energia, tratado enquanto conhecimento científico-tecnológico, a questões inerentes ao desenvolvimento sustentável. Ou seja, a produção de energia e desenvolvimento sustentável foram os contextos para o ensino de Física. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de revisão bibliográfica em documentos oficiais e em outras literaturas pertinentes, a fim de se encontrar pontos de ligação entre o tema energia e o desenvolvimento sustentável, úteis para a contextualização do ensino de Física. Ao final, apresentaram-se propostas para o ensino contextualizado, envolvendo os temas energia e desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, conclui-se que os conhecimentos científico-tecnológicos acerca do tema energia podem ser contextualizados a partir das questões do desenvolvimento sustentável. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino – Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos energéticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching – Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Power resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | A contextualização do tema energia no ensino de física: enfoque no desenvolvimento sustentável | - |
Título: dc.title | The contextualization of the topic of energy teaching physics: a focus on sustainable development | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: