
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.creator | Demacq, Fabrício Schisari | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:18:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:18:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22094 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110895 | - |
| Descrição: dc.description | Information and communication technologies have promoted and stimulated various transformations in various spheres of social life. One of the spaces in which these changes can be observed with greater intensity are the social networks. Today, Facebook has become one of the most used social networks in the world and therefore can be considered a profitable place for the study of Astronomy in the present time. The focus of the work was to awaken in the educators the interest in using the usual technologies among the young, as a tool for academic teaching. The methodology used was the bibliographic research and the case study. Therefore, the study demonstrated in the 49 posts the interactivity of those interested in Astronomy via Facebook and encouraged and stimulated the use of new technologies in the teaching-learning process. The creation of a Facebook page, presented as a way to unite two distinct areas of information technology and Astronomy. It is an important tool that can help teachers prepare lessons using the resources available in the posts and encourage their students in the research. | - |
| Descrição: dc.description | As tecnologias da informação e da comunicação promoveram e estimularam diversas transformações em vários âmbitos da vida social. Um dos espaços em que se pode observar essas mudanças com maior intensidade são as redes sociais. Atualmente, o Facebook tornou-se uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo e, por isso pode ser considerada um lugar profícuo para o estudo de Astronomia na atualidade. O trabalho centrou-se em despertar nos educadores o interesse pelo uso de tecnologias usuais entre os jovens, como ferramenta para o ensino acadêmico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Portanto, o estudo demonstrou nos 49 posts a interatividade dos interessados por Astronomia via Facebook e incentivou e estimulou o uso de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. A criação de uma página no Facebook, apresentou-se como uma forma de unir duas áreas distinta a informática e a Astronomia. É uma ferramenta importante que pode auxiliar os professores a preparar as aulas usando os recursos disponíveis nos posts e incentivar seus alunos na pesquisa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa bibliográfica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Searching, Bibliographical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Astronomy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | O uso de redes sociais para o ensino de astronomia: estudo de caso no observatório da astronomia de Franca-SP | - |
| Título: dc.title | The use of social networks for the teaching of astronomy: case study in the astronomy observatory of Franca-SP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: