Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marilu Martens | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8918-2001 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2237448289578517 | - |
Autor(es): dc.contributor | Zara, Kátya Regina de Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1172-7729 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6183072556674794 | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Marcia Camilo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5651-5984 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8814487039461438 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marilu Martens | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8918-2001 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2237448289578517 | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Roberta Negrão de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3926-4746 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0676766332500379 | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Williane Cristine Peres | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:18:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:18:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30100 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110880 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Temas geradores locais via mapeamento e diagnóstico socioambiental participativo: percurso gamificado | - |
Descrição: dc.description | Mitigating actions and a socio-environmental transformation, through a new corporate project, are requirements of today's environmental crisis. Environmental Education (EE) is a dimension of education, therefore, it must be developed integrated into the curriculum, in all subjects, in a continuous and participatory way. However, this is not what happens, being often restricted to science teachers. from the difficulty of developing practices onwardsEA in a reflection of reality, which are contextualized and promote an awareness, it is asked: How do they develop educational practices in which they promote the reading of reality and the local awareness of the issues about the problems and socio-environmental potential of your community? How to motivate subjects to act as agents of transformation, identifying opportunities and potential for local action? From questions, the objective was to develop a Methodological Guide, for the insertion of Critical Environmental Education (EAC) in the school curriculum, activities, tools and pedagogical instruments for the delimitation of themes Local Generators through mapping and participatory socio-environmental diagnosis of the territory not which one enters. To this end, we used, for the contextualization of pedagogical practices problematized interdisciplinary, the mandatory curricula of Elementary School, taking into account the principles and ethical values of the Earth Charter. Methodologically, it was an action research proposal, of a qualitative nature, guided mainly by Critical Environmental Education (EAC), Historical-Critical Pedagogy (PHC) and Education for Citizenship (EC). Thus, the studies carried out resulted in the production of a methodological guide, which covers two methodological sequences, with a methodological path containing several pedagogical tools and instruments for data collection, recording and analysis, being a gamified version of the first, with the intuitive to promote greater motivation and engagement in carrying out the proposed practices. As suggestions, they are of an inter and multidisciplinary nature, to be activities developed by the participatory objective, in order to promote an investigation and reading of the reality of the local community, of students and educators, with reflection on the conflicts and potential of the school collective to the community socio-environmental transformation | - |
Descrição: dc.description | Ações mitigadoras e uma transformação socioambiental, por meio de um novo projeto societário, são exigências da crise ambiental hodierna. A Educação Ambiental (EA) é uma dimensão da educação e, portanto, deve ser desenvolvida integrada ao currículo, em todos os componentes curriculares, de modo contínuo e participativo. No entanto, não é o que ocorre, ficando muitas vezes restrita aos professores de Ciências. Diante da dificuldade de desenvolvimento de práticas em EA que agenciem uma reflexão crítica da realidade, que sejam contextualizadas, participativas e promovam efetivamente uma tomada de consciência, indaga-se: De que forma desenvolver práticas educativas em EA que promovam a leitura da realidade local e a tomada de consciência dos sujeitos sobre as problemáticas e potencialidades socioambientais de sua comunidade? De que maneira motivar os sujeitos para atuarem como agentes de transformação, identificando oportunidades e potencialidades de ação local? A partir desses questionamentos, objetivou-se desenvolver um Guia Metodológico, para inserção da Educação Ambiental Crítica (EAC) no currículo escolar, sendo propostas atividades, ferramentas e instrumentos pedagógicos para a delimitação de Temas Geradores Locais por meio do mapeamento e diagnóstico socioambiental participativo do território no qual se inseriam. Para tal, usou-se, para a contextualização das práticas pedagógicas problematizadas interdisciplinarmente, os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental, considerando-se os princípios e valores éticos da Carta da Terra. Metodologicamente, tratou-se de uma proposta de pesquisa-ação, de caráter qualitativo, norteada, principalmente, pela Educação Ambiental Crítica (EAC), pela Pedagogia Histórico-crítica (PHC) e pela Educação para a Cidadania (EC). Assim, os estudos realizados resultaram na produção de um guia metodológico, que abrange duas sequências didáticas, com um percurso metodológico contendo diversas ferramentas e instrumentos pedagógicos para coleta, registro e análise de dados, sendo a segunda uma versão gamificada da primeira, com o intuito de promover maior motivação e engajamento na realização das práticas propostas. As atividades sugeridas são de caráter inter e multidisciplinar, para serem desenvolvidas participativa e democraticamente, de modo a promover uma investigação e a leitura da realidade local pelo próprio coletivo de educandos e educadores, com vistas à reflexão sobre os conflitos e potencialidades da comunidade escolar, visando à transformação socioambiental. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Programas de atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity programs in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Temas geradores locais e gamificação: caminhos viáveis da educação ambiental crítica | - |
Título: dc.title | Local generating themes and gamification: viable pathways for critical environmental education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: