Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dranka, Géremi Gilson | - |
Autor(es): dc.contributor | Vargas, Beatriz Antonina Fontana de | - |
Autor(es): dc.contributor | Dranka, Géremi Gilson | - |
Autor(es): dc.contributor | Vargas, Beatriz Antonina Fontana de | - |
Autor(es): dc.contributor | Portolann, César Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Irion, Hervê Stangler | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Thiago Prado de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:18:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:18:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15026 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110867 | - |
Descrição: dc.description | This study presents the study of technical and economic viability for the installation of a diesel generator set at the Federal Technological University of Paraná - Campus Pato Branco, in order to reduce the cost of electricity bill, possibility of using the generator in situations of lack in the supply of utility power, and even the use of the system in the situations of overtaking of the contracted demand. The case study consists in choosing the location for installation of the generator set in survey consumption profile by analyzing the electricity bills, the choice of operating voltage and operating mode of the system, dimensioning of power generator set and still the economic project feasibility analysis. The design was carried out for two scenarios: current scenario, which was considered the historical record for most overtaking in the instantaneous power demand and growth factor campus, and future scenario considering the intended load on the electrical university project. The study also proposes a simplified methodology for carrying out the design of other self-generation systems in order to help future work. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta o estudo de viabilidade técnica e econômica para instalação de um grupo gerador diesel na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco, visando a redução dos custos com a fatura de energia elétrica, a possibilidade de utilização do grupo gerador para situações de falta no fornecimento de energia da concessionária, e ainda a utilização do sistema em situações de ultrapassagem da demanda contratada. O estudo de caso compreende na escolha do local para instalação do grupo gerador, no levantamento do perfil de consumo através da análise das tarifas de energia elétrica, na escolha da tensão de serviço e modo operacional do sistema, dimensionamento da potência do grupo gerador e ainda na análise de viabilidade econômica do projeto. O dimensionamento foi realizado para dois cenários: cenário atual, onde foi considerado o registro histórico de maior ultrapassagem na demanda de potência instantânea e fator de crescimento do câmpus, e cenário futuro, considerando a carga prevista no projeto elétrico da universidade. O trabalho também propõe uma metodologia simplificada para realização do dimensionamento de outros sistemas de geração própria de modo a auxiliar trabalhos futuros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Elétrica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Elétrica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia - Conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia elétrica - Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor diesel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia - Fontes alternativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric power consumption | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diesel motor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Renewable energy sources | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Título: dc.title | Análise da viabilidade técnico econômica de instalação de um grupo gerador diesel na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: