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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Lorena Martin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:18:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T13:18:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20756 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1110838 | - |
| Descrição: dc.description | This research presents a theoretical approach on the importance of using play as an alternative to school practice thus guide work with pupils with special educational needs of the lower grades of elementary education in regular schools. First was a study done on the historical perspective of special education from antiquity to modern times, after, was initiated to arguments about the inclusion of exceptional students in regular education institutions as its challenges, barriers and achievements, both subjects already discussed, but they are still impasses and cause fear in professional education on behalf of the whole school environment is not well prepared. Then an analysis is discussed about the concept of playfulness, play area, play, play and play as ways to stimulate and contribute to a quality education as well as its benefits for inclusive education. On order to know how mainstream schools use the playfulness in daily practice as a teaching resource for working with pupils with special educational needs, was conducted an interview with several professionals and students in a public school in the regular school system of the city of Marilena aiming to know how the professionals use in the playful practice for successful inclusion student. Obtained result is a panorama composed of conceptual vision of these professionals and also a reflection on the expectations and opinions of students regarding regarding educational work inserted into a playful proposal. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórica sobre a importância de se utilizar o lúdico como uma alternativa na prática escolar para assim, orientar trabalho com alunos com necessidades educativas especiais das séries iniciais do ensino fundamental no ensino regular. Primeiramente foi feito um estudo sobre a perspectiva histórica da educação especial desde a antiguidade até os tempos atuais, após, deu-se início aos argumentos sobre a inclusão de alunos excepcionais nas instituições de ensino regular como seus desafios, barreiras e conquistas, assuntos já tanto discutidos, mas que ainda são impasses e causam medo aos profissionais da educação por conta de todo o entorno escolar não estar devidamente preparado. Em seguida foi realizada uma análise sobre o conceito da ludicidade, como formas de estimular e contribuir para uma educação de qualidade como também seus benefícios para o ensino inclusivo. No intuito de conhecer como as escolas de ensino regular utilizam o lúdico na prática cotidiana como recurso didático para trabalhar com alunos com necessidades educativas especiais, foi realizado uma entrevista com diversos profissionais e alunos em uma escola municipal da rede regular de ensino do município de Marilena estado do Paraná, cujo há alguns alunos com necessidades educativas especiais, objetivando saber de que maneira os profissionais utilizam o lúdico em sua prática para o sucesso do aluno de inclusão. Obtém-se como resultado um panorama conceitual composto pela visão desses profissionais e também uma reflexão sobre as expectativas e opiniões dos educandos referente no que tange o trabalho educacional inserido em uma proposta lúdica. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | Ludicidade: uma alternativa para a educação inclusiva no ensino regular | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
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